O Masterchef Brasil mal começou e já está agitado para os participantes e, principalmente, para o público que começou a colecionar seus favoritos para dedicar suas energias e torcida. Entre os potenciais "favoritos" está o paraense Renato que saiu na frente na estreia da nova edição do reality gastronômico mais famoso do país.

Encontro: No hotel, Bonner entra em intimidade de Carosella

Ana Paula revela paixão pelo Pará: tecnomelody e gastronomia

O funcionário público, de 35 anos, sonhava há muitas temporadas em participar do programa, mas foi apenas em sua sétima tentativa que conseguiu dar o tão esperado primeiro passo: ser um dos competidores em busca do tão desejado prêmio na categoria amadores.

Na última terça-feira (17), no episódio de estreia, ele e os demais concorrentes tiveram a missão de desenrolar as receitas nas quais foram designados. Logo de primeira, Renato teve o desafio de se inspirar ou reproduzir um minibolo de especiarias e assim o fez, com chantilly de baunilha e cumarú e creme inglês aromatizado. Muito elogiado, ele subiu para o mezanino com o prato campeão da rodada.

Quer saber como fazer essa deliciosa receita em apenas 1h? Separe os ingredientes abaixo e mão na massa:

Massa do bolo

3 unidade(s) de ovos

150 grama(s) de manteiga sem sal

1 1/2 xícara(s) de açúcar

150 ml(s) de leite

300 grama(s) de farinha de trigo

1 colher(es) de sopa de fermento químico

1 colher(es) de chá de essência de baunilha

1 pitada(s) de raspas de noz-moscada

1 pitada(s) de pimenta síria em pó

1 pitada(s) de raspas de cumarú

1 pitada(s) de canela em pó

Creme inglês

4 unidade(s) de gemas

80 grama(s) de açúcar refinado

350 ml(s) de leite

1 pitada(s) de raspas de noz-moscada

1 pitada(s) de pimenta síria em pó

1 pitada(s) de raspas de cumarú

1 pitada(s) de canela em pó

Chantilly de baunilha e cumarú

250 ml(s) de creme de leite fresco

1/2 unidade(s) de fava de baunilha

1 colher(es) de chá de essência de baunilha

1 pitada(s) de raspas de cumarú

MODO DE PREPARO:

Massa do bolo: Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um glacê. Depois disso, acrescente os ovos um a um na velocidade baixa – nesse passo, vai formar um creme. Adicione, de forma alternada, a farinha e o leite aos poucos. Depois de encorpado, misture todas as especiarias, a essência de baunilha e o fermento até que fique tudo bem homogêneo. Divida a massa em 6 a 8 formas de 10 cm de diâmetro e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 25 minutos a 30 minutos. Deixe esfriar e reserve.

Creme inglês aromatizado: Coloque em um bowl as gemas e o açúcar e bata com um fouet até formar um creme ou até que fique bem misturado. Coloque o leite para esquecer. Quando estiver quase levantando fervura, adicione aos poucos a metade na mistura de gemas para fazer a temperagem. Volte essa mistura para a panela com o restante do leite, misture todas especiarias e leve para o fogo bem baixo e mexendo sempre sem deixar ferver para que o creme não talhe. Quando começar a encorpar, mele a parte de trás de uma colher de sopa e faça o risco com o dedo; caso fique limpo, significa que já chegou no ponto. Depois disso, resfrie e reserve para servir.

Chantilly de baunilha e cumarú: Na batedeira, bata o creme de leite gelado por cerca de 4 minutos ou até ficar em ponto de pico. Adicione o açúcar, a baunilha, as raspas de cumarú e misture. Emprate os minibolos e decore-os com o auxílio de um saco de confeitar e bico de sua preferência. Sirva com o creme inglês gelado. 

Renato é funcionário público e deseja vencer o Masterchef para abrir o próprio restaurante Foto: BAND/Divulgação

MAIS ACESSADAS