Pelo menos seis pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas durante um tiroteio que interrompeu as celebrações do Dia da Independência dos Estados Unidos, comemorado nesta segunda-feira (4), na cidade de Highland Park, localizada próxima a Chicago, no estado de Illinois.

A informação foi confirmada pela polícia local, que também orientou os moradores a se abrigarem em locais seguros, já que o suspeito do crime não tinha sido preso até as 12h30 no horário local (14h30 no horário de Brasília).

O suspeito teria atirado nas pessoas de cima do telhado de um comércio local. Essa informação ainda não foi ratificada pela polícia.

Tragic incident today at Highland Park Fourth of July parade. This was Moments after the shooting. Many people evacuating. police officers, firefighters, ambulance’s, and armored vehicles heading towards the active shooter incident. #BreakingNews #Highlandpark #4THJULY pic.twitter.com/q9TDbe7S50

— Mickey Gonzalez (@MICKEYMINAJEZZ) July 4, 2022

A prefeita de Highland Park escreveu no Twitter que houve um "incidente" no centro da cidade e orientou a população a evitar a região. "As festas do 4 de Julho foram canceladas", complementa a publicação. "Mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis".

O congressista democrata Brad Schneider, que representa Highland Park, afirmou que estava no começo do desfile quando os tiros começaram. Ele e a equipe estão em segurança.

"Envio minhas condolências às famílias, minhas orações aos feridos e à minha comunidade e meu comprometimento para fazer tudo que estiver ao meu alcance para nossas crianças, cidades e nossa nação ficar ainda mais segura", declarou.

Desfiles marcados em subúrbios vizinhos a Highland Park, em Evanston e Deerfield, foram cancelados.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a correria registrada no momento em que os tiros começam a ser disparados. Algumas pessoas, inclusive crianças e adultos com carrinhos de bebê, correram no sentido contrário do desfile. Em alguns pontos, aqueles que não ouviram os tiros não entendiam a presença de carros policiais e veículos de resgate. "É um incêndio? Alguma emergência?", pergunta uma das mulheres assistindo ao desfile.

MAIS ACESSADAS