O autor anglo-indiano Salman Rushdie foi atacado nesta sexta-feira (12) quando se preparava para dar uma palestra em uma organização beneficente no oeste do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ele foi surpreendido por Hadi Matar, de 24 anos, que esfaqueou o escritor de 75 anos no pescoço e abdômen, segundo a polícia.

Uma testemunha contou à agência Associated Press que viu o autor receber de 10 a 15 golpes.

O autor, que recebe ameaças de morte do governo do Irã desde os anos 1980, caiu no chão, foi socorrido e levado ao hospital de helicóptero. Em nota à tarde, seu agente, Andrew Wylie, disse que o autor passava por uma cirurgia. À noite, em atualização à imprensa, Wylie declarou: "As notícias não são boas. Salman provavelmente perderá um olho; os nervos de seu braço foram cortados; e seu fígado foi esfaqueado e danificado."

Anne Heche tem morte cerebral e aparelhos serão desligados

O moderador Ralph Henry Reese, que o acompanhava no evento, também foi ferido, mas já foi liberado pelo hospital após sofrer uma ferida no rosto. "O fato de que esse ataque possa ocorrer nos Estados Unidos é indicativo das ameaças aos escritores de muitos governos e de muitos indivíduos e organizações", opinou ele ao The New York Times.

E MAIS: Belém: polícia investiga se desaparecimentos têm ligação

Ainda segundo a polícia nova-iorquina, o suspeito de atacar o escritor foi detido e está sob custódia -Matar estava vestido de preto e mascarado durante o ataque. Ainda não se sabe a nacionalidade ou motivação do agressor e o FBI está envolvido na investigação.

Seu quadro médico é delicado; ele está sendo acompanhado pelo seu agente Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS