Uma tumba repleta de artefatos impressionantes confeccionados em ouro foi encontrada por arqueólogos durante escavações em um sítio arqueológico no Panamá, país no istmo que liga a América Central à do Sul. Os pesquisadores acreditam que a estrutura foi usada para sepultar uma figura importante da cultura pré-hispânica Coclé. Estima-se que o local seja datado do ano 750 d.C.

O sítio de El Caño abrigava uma necrópole construída por volta do ano 700 d.C. e abandonada em 1000 d.C., aproximadamente. A diretora nacional de Patrimônio do Ministério da Cultura do Panamá, Linette Montenegro, disse que no local foram achadas várias oferendas compostas de artefatos cerâmicos. Porém, o que mais impressionou os cientistas foram a grande quantidade de peças de ouro que havia na tumba. Ela destacou que os objetos não têm apenas um valor econômico, mas também possuem um valor histórico incalculável.

Conteúdos relacionados:

Entre as peças, estão cinco peitorais, dois cintos de contas esféricas de ouro, quatro pulseiras, dois brincos em forma de figuras humanas (um homem e uma mulher) e um brinco em forma de crocodilo. Além disso, foram encontrados um pequeno colar , cinco brincos feitos com dentes de cachalote (espécie de baleia) com capas de ouro, um conjunto de placas circulares de ouro, dois sinos, pulseiras e saias confeccionadas com dentes de cachorro e um conjunto de flautas de osso.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Os arqueólogos descobriram que o local onde a tumba foi pertencia a um senhor de alta posição social da cultura Coclé. Ele foi enterrado de bruços, forma comum de sepultamento nesta sociedade, sobre o corpo de uma mulher. 

VEJA:

MAIS ACESSADAS