O Irã lançou dezenas de drones em direção a Israel neste sábado (13), de acordo com as forças de segurança de Tel Aviv. Segundo os militares israelenses, as aeronaves não tripuladas identificadas demoram horas para chegar ao território israelense e são defensáveis.

Os primeiros relatos chegaram via imprensa israelense. Amos Yadlin, um general aposentado de Israel, disse ao Canal 12 que os drones estariam equipados com 20 quilos de explosivos cada um.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Mais cedo, um navio porta-contêineres de Israel foi apreendido por forças do Irã após um ataque por helicóptero próximo ao estreito de Hormuz, no Oriente Médio. A ação, confirmada pela agência de notícias iraniana Tasnim, também foi vista como retaliação a Israel pelo bombardeio contra a seção consular de sua embaixada em Damasco, capital da Síria.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Este ataque, em 1º de abril, matou sete integrantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo dois generais. Teerã atribuiu a autoria a Tel Aviv, que não confirmou envolvimento, mas continuou a ser responsabilizado.

VEJA VÍDEOS DOS ATAQUES:

the moment #Isreal is under attack from Yemen, Iraq, Lebanon and Iran.

world war WWIII expected🗺️#Israel #Iran #Iranian #IranAttack #IraniansStandWithIsrael
#Iranians pic.twitter.com/O7tHjxdmfr

— Shahrukh Murtaza (@MurtazaShahrukh) April 13, 2024

ATUALIZAÇÃO 20H40:

Às 18h30 (horário de Brasília) o espaço aéreo de Israel foi fechado para iniciar os procedimentos de defesa. O Primeiro Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está "preparado para qualquer cenário".

Depois, sirenes de alerta soaram em Jerusalém, no norte e no sul de Israel, na região do Mar Morto, ao redor de Shomron, e na região de Negev. Explosões também foram ouvidas, e os drones foram interceptados pelo Domo de Ferro. No entanto, o governo Israelense orientou seus cidadãos a ficar próximo de lugares seguros e entrar em abrigos assim que ouvir o soar das sirenes.

MAIS ACESSADAS