A amada e romântica noite de Paris dos filmes parecia não existir na noite do último domingo (30) após os resultados das eleições legislativas da França. 

Centenas de franceses foram às ruas em protesto contra o resultado do primeiro turno das eleições, que levou à vitória do partido Reunião Nacional (RN) de extrema-direita e seus aliados, que levaram 33% dos votos. 

Os manifestantes marcharam pelas ruas de Paris colocando fogo em lixeiras, construindo barricadas e disparando fogos de artifício contra os policiais, que responderam com bombas de gás lacrimogêneo.

Não há informações sobre presos. 

Resultado das eleições:

As eleições legislativas em junho na França são resultado de uma decisão do presidente Emmanuel Macron, que dissolveu a Assembleia Nacional no início do mês, após a vitória da extrema-direita para o Parlamento Europeu. 

Além do partido de extrema-direita, disputaram as 577 cadeiras na Assembleia também a Nova Frente Popular (NFP), coalizão de partidos de esquerda e extrema-esquerda que teve 28% dos votos. 

O bloco Juntos, de centro, que inclui o partido do presidente Emmanuel Macron, Renascimento, teve apenas 21% dos votos.

Apenas 76 deputados foram eleitos em primeiro turno, sendo 39 do RN, 31 do NFP e dois do Juntos. 

O segundo turno, que deve decidir a nova configuração do parlamento francês, que definirá um novo Primeiro-Ministro, será realizado no próximo domingo (7).

Os resultados podem levar o país a incertezas políticas às vésperas das Olimpíadas de 2024, que serão sediadas em Paris.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Veja vídeos:

🇫🇷 FLASH - "Tout le monde déteste les fachos" : une foule de plusieurs milliers de personnes se rassemble contre l’extrême droite à Paris. (via @LucAuffret) #legislatives2024 pic.twitter.com/cMvjqD7YOy

— Mediavenir (@Mediavenir) June 30, 2024

Quelques incendies ont été allumés par des manifestants sur le parcours du cortège spontané.#ElectionsLegislatives2024 #legislatives2024 pic.twitter.com/Nu42ySe4iO

— Luc Auffret (@LucAuffret) June 30, 2024

🇫🇷 FLASH - "No pasarán !" : à minuit passé, plusieurs milliers de personnes sont toujours rassemblées contre le RN à Paris. (via @LucAuffret) #legislatives2024 pic.twitter.com/E5LWj9jtUL

— Mediavenir (@Mediavenir) June 30, 2024

MAIS ACESSADAS