A espada conhecida como a Excalibur francesa, por também estar cravada em uma rocha por 1.300 anos, sumiu misteriosamente de Rocamadour, uma pequena cidade medieval na França, segundo o jornal The Telegraph..

A espada francesa se chama Durandal e era um dos principais pontos turísticos da cidade, situado dez metros acima do solo e aparentemente inacessível. O sumiço da espada deixou a população local intrigada, o que motivou as autoridades policiais a iniciarem uma investigação sobre o caso.

Segundo a literatura francesa, Durandal pertenceu a Roland, um lendário cavaleiro que serviu como oficial do imperador do Ocidente e rei dos francos, Carlos Magno. A espada era famosa por ser a mais afiada de todos os tempos, sendo capaz de cortar uma rocha larga com apenas um golpe, e ser indestrutível.

Conteúdo Relacionado

O poema épico "A Canção de Roland", do século 11, descreve as propriedades mágicas de Durandal e é um dos mais antigos trabalhos preservados da literatura francesa, com o manuscrito disponível na Biblioteca Bodleian, em Oxford, Inglaterra.

Histórias locais em Rocamadour afirmam que a espada foi entregue por um anjo a Carlos Magno antes de ser passada para Roland. Na sua batalha final, Roland teria tentado quebrar Durandal em pedras para evitar que caísse nas mãos dos inimigos. No último esforço desesperado, ele lançou a arma ao ar, que viajou miraculosamente centenas de quilômetros até pousar na rocha de Rocamadour.

MAIS ACESSADAS