Um vulcão é uma abertura ou fissura na crosta terrestre por onde o magma, gases e fragmentos de rocha são expelidos. Geralmente se formam em áreas onde as placas tectônicas da Terra se encontram.

Na noite da última quinta-feira, 22, um novo vulcão entrou em erupção pela sexta vez na Islândia. O fato acontece após a região ter sido atingida diversas vezes em menos de um ano.

O evento começou por volta das 21h do horário local em Sundhunkar, na península de Reykjanes. Esta é a sexta vez desde dezembro de 2023, disse Bjarni Benediktsson, primeiro-ministro do país.

Imagens registradas mostraram a lava por uma longa fissura de 4km. No céu, era possível ver muita fumaça enquanto o fogo se estendia pela cratera Sundhnúkur. Pouco tempo após, se abriu uma segunda fissura, com cerca de 1km.

Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp.

A atividade vulcânica se iniciou após uma onda de fortes terremotos. Uma hora após a erupção vulcânica, um terremoto de magnitude 4 na escala Richter  foi detectado em Stóra-Skógsfell, segundo o IMO (Escritório Metorológico da Islândia).

No local, estradas foram fechadas e ninguém ficou ferido, segundo informou a polícia. A maior preocupação das autoridades era de que o fenômeno pudesse atingir uma cidade vizinha, Grindavík, que tem cerca de 3,8 mil habitantes, já que os moradores já tiveram suas propriedades atingidas outras vezes.

Nesta sexta-feira, 23, o Escritório Meteorológico da Islândia informou que o vigor do vulcão diminuiu significativamente. Ainda segundo a mídia local, equipes de emergência vão monitorar de perto como a erupção se desenvolverá nas próximas horas e dias.

MAIS ACESSADAS