O conflito no Oriente Médio tem se intensificado nos últimos meses, principalmente com ataques de Israel contra o Líbano, deixando dezenas de vítimas.
A operação "Raízes do Cedro", uma ação conjunta entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o governo federal, está marcada para começar nesta quarta-feira (2). A missão tem como objetivo repatriar 220 brasileiros que foram impactados pelos recentes confrontos entre Israel e Líbano. Entre as vítimas dos bombardeios ocorridos na semana passada, estão dois adolescentes brasileiros que residiam na região e perderam a vida.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Brasileira de 16 anos morre no Líbano, dizem familiares
- Ataques aéreos de Israel no Líbano deixam 57 mortos
Um avião KC-30 da FAB decolará nesta quarta-feira da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção ao aeroporto de Beirute, no Líbano, com escalas programadas em Lisboa, Portugal. A bordo, a aeronave levará uma equipe composta por tripulantes operacionais e profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos. O grupo está preparado para oferecer suporte aos brasileiros durante o voo de repatriação.
- Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no Whatsapp
O retorno da aeronave ao Brasil será definido de acordo com os protocolos adicionais e a coordenação das autoridades envolvidas na operação. A missão marca um esforço conjunto para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros que estão em meio à escalada de violência na região.