Nesta terça-feira (01) o Irã disparou cerca de 200 mísseis contra Israel horas após as primeiras informações de que um possível ataque no Teerã ocorreria. Os disparos são uma forma de retaliação contra os ataques israelenses no Líbano, que já duram dez dias e deixaram um saldo de mais de mil mortos

A ofensiva aconteceu por volta de 13:30 (horário de Brasília) e sirenes de alertas foram tocadas, como na capital israelense de Tel Aviv, Jerusalém e outras. Além disso, sistemas de defesas antiaéreos também foram acionados. 

As FDI (Forças de Defesa de Israel) pediram para que a população tivesse calma e procurassem por abrigos em meio aos ataques. A orientação durou cerca de uma hora e por volta das 14h30 (de Brasília), um novo comunicado do exército de Israel orientou as pessoas para que pudessem retornar às atividades.  As explosões puderam ser ouvidas e vistas no céu da capital israelense Tel Aviv.

Segundo informações da imprensa israelense, há pelo menos um relato de um impacto de projétil em um prédio no norte de Tel Aviv. A Guarda Revolucionária iraniana disse que confirma a autoria do ataque e anunciou que novos disparos serão realizados caso Israel decida retaliar a ofensiva.

O Conselho de Segurança da ONU marcou para esta quarta-feira uma reunião de emergência para discutir o ataque iraniano.

MAIS ACESSADAS