O Conselho de Segurança da ONU é um dos principais espaços decisórios da instituição, sendo considerado a sua instância mais importante. O objetivo é lutar por medidas e ações que visem à segurança internacional e à promoção da paz mundial
Um dia após ataques de mísseis do Irã, o embaixador israelense no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que Israel dará resposta “precisa e dolorosa” à ofensiva.
O Conselho se reuniu nesta quarta-feira (02), em uma reunião de emergência. Israel e Irã participaram da reunião como convidados e farão discursos ainda nesta tarde.
VEJA TAMBÉM
- Brasileiros querem sair do Líbano após ataques
- Operação da FAB no Líbano irá repatriar 220 brasileiros
- Guerra total no Oriente Médio 'deve ser evitada', diz Biden
“Será uma resposta precisa e dolorosa. Vamos nos defender com força e justiça de acordo com leis internacionais”, disse o embaixador israelense a jornalistas, antes de seu discurso.
Em sua fala no Conselho, ele reafirmou que Israel atacará o Irã em retaliação aos 200 mísseis lançados ao território israelense e disse que “as consequências que o Irã enfrentará serão maior que qualquer uma já imaginada”. “O momento de empatia passou”, afirmou.
- Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O chefe do Estado-Maior-Geral de Israel, Herzi Halevi, também se manifestou nesta quarta-feira (2/10). Ele disse, em vídeo, que o país responderá ao bombardeio iraniano “de forma precisa e poderosa”.
“Nós responderemos. Podemos localizar alvos importantes, e podemos atingi-los de forma precisa e poderosa. Temos a capacidade de alcançar e atacar todos os locais do Oriente Médio, e aqueles dos nossos inimigos que ainda não entenderam isso entenderão em breve”, afirmou Herzi Halevi.