Nesta quarta-feira (2), o governo brasileiro se posicionou sobre o lançamento de centenas de mísseis do Irã contra Israel, ocorrido na terça-feira (1). O ataque iraniano é uma resposta aos ataques de Israel contra o Líbano que, com as forças do grupo extremista Hezbollah, atacou a fronteira Israelense em solidariedade à ocupação em Gaza.
O Itamaraty, em nota, condenou "a escalada do conflito" e fez "um apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção".
Na terça, a Guarda Revolucionária do Irã informou que lançou os mísseis em direção a Israel e alertou que, se houver retaliação, a resposta de Teerã será "mais esmagadora e ruinosa", segundo a TV estatal iraniana.
Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu que o arquirrival Irã irá pagar pela ação militar.
Ainda segundo o Itamaraty, o Brasil reforça a "convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e conclama a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição a fim de conter o aprofundamento do conflito".
Em outra manifestação, o governo brasileiro condenou o ataque terrorista reivindicado pelo Hamas na cidade israelense de Jafa, que provocou a morte de sete pessoas e ferimentos a outras 16.
De acordo com o Itamaraty, a Embaixada em Tel Aviv continua a monitorar a situação dos brasileiros em Israel, em contato permanente, prestando orientações e assistência consular.
Na madrugada de quinta-feira, horário local, um ataque israelense atingiu o centro de Beirute, capital do Líbano. Ao menos cinco pessoas morreram.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Confira a nota na íntegra:
O governo brasileiro acompanha com preocupação o lançamento de cerca de 200 mísseis pelo Irã contra o território israelense, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção.
Reitera, ainda, sua convicção acerca de necessidade de amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e conclama a comunidade internacional para que utilize todos os instrumentos diplomáticos à disposição a fim de conter o aprofundamento do conflito.
A Embaixada em Tel Aviv continua a monitorar a situação dos nacionais em Israel, em contato permanente com os brasileiros no país, aos quais tem prestado orientações e assistência consular.