A corrida eleitoral nos Estados Unidos está sendo uma das mais disputadas dos últimos tempos, com situações incomuns faltando menos de uma semana para as eleições.
De acordo com pesquisas realizadas pela CNN americana, Kamala Harris, do partido Democrata, e Donald Trump, do Republicano seguem empatados na Geórgia e na Carolina do Norte, que são conhecidos "estados-pêndulos", aqueles em que os eleitores podem mudar de voto de acordo com a eleição.
Geórgia
A Geórgia foi um dos estados que garantiu a vitória de Joe Biden em 2020, já a Carolina do Norte votou no partido Republicano nas últimas três eleições.
Faltando pouco tempo para o término da corrida eleitoral no país, os candidatos encontram dificuldades para firmarem votos que garantam a vitória nos estados citados.
Segundo a pesquisa da CNN, 48% dos eleitores da Geórgia afirmaram que devem votar em Trump. Já 47% declaram voto em Harris.
Conteúdo relacionado:
- Kamala acusa Trump de "sem palavra" por mudanças no debate
- Leia a carta de desistência de Joe Biden à reeleição dos EUA
- Israel ainda não decidiu como será ataque ao Irã, diz Biden
Carolina do Norte
O cenário na Carolina do Norte é inverso: 48% estão com Kamala e 47% com Trump. Vale ressaltar que a Carolina do Norte é um estado que tradicionalmente vota em republicanos. Cada um dos estados possui 16 delegados, sendo dois dos maiores colégios eleitorais entre os ainda indefinidos.
A maioria dos eleitores da Geórgia acreditam que Trump fará um trabalho melhor que Harris na economia. A democrata enfrenta dificuldades para colar os feitos econômicos de Joe Biden em sua campanha.
A democrata e seu vice, Tim Walz, passaram os dois últimos dias na Carolina do Norte. A campanha busca conquistar mais espaço entre os eleitores do estado, que sofreu com as graves consequências do Furacão Helene no final de setembro.
- Quer mais notícias internacionais? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Por um lado, Harris é a preferia entre mulheres, eleitores negros e os com diploma universitário. Por outro lado, Trump tem o apoio dos eleitores brancos e sem formação acadêmica.
Vale ressaltar que Barack Obama venceu na Carolina do Norte com um número bem apertado de votos, o que pode se repetir com Harris nessas eleições.
Votos antecipados
Os votos antecipados são uma verdadeira disputa individual entre os políticos nos dois estados: Na Carolina do Norte, mais de 3,5 milhões de eleitores já votaram, seguido de perto pela Geórgia, com 3,4 milhões.
Programada para terminar no dia 5 de novembro, quase 61 milhões de americanos votaram antes do “Dia D” das eleições: 32 milhões escolheram o seu candidato pessoalmente, e cerca de 28 milhões pelos correios.
Nesta quinta-feira (31), Kamala e Trump passaram por Arizona e Nevada, que são “estados-pêndulos”. O apoio de candidatos latinos é considerado crucial nesses locais.