No último sábado (28), um avião modelo Boeing 737-800 da companhia aérea Jeju Air sofreu uma explosão no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, resultando em uma tragédia que tirou a vida de 179 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

De acordo com a agência de notícias local News1, um dos passageiros, antes de morrer, enviou uma mensagem de texto à própria família, relatando um possível motivo para o acidente: uma colisão com pássaro. O passageiro informou que a ave ficou presa na asa da aeronave e que, por isso, não seria possível pousar com segurança.

Segundo o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul, a torre de controle já havia alertado a tripulação sobre a possível colisão com aves antes de a aeronave tentar aterrissar. O acidente ocorreu após os pilotos tentarem realizar o pouso.

Conteúdos relacionados:

A aeronave conseguiu aterrissar com o trem de pouso recolhido, mas ainda não está claro se a colisão com o pássaro teve impacto direto nesse defeito mecânico. As autoridades aeroportuárias sugeriram que a falha no trem de pouso poderia ter sido causada pela colisão com a ave, como também apontado pela agência de notícias Yonhap.

O Aeroporto Internacional de Muan, conhecido por ser a área com maior incidência de colisões com aves na Coreia do Sul, virou uma preocupação total para a aviação. A localização do aeroporto, próximo a campos agrícolas e zonas costeiras, proporciona um ambiente propício para a presença de aves. Dados do jornal britânico The Guardian indicam que, entre 2019 e agosto deste ano, ocorreram 10 incidentes envolvendo pássaros nas proximidades do aeroporto.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O voo, que havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, transportava 181 pessoas. A tragédia deixou 179 mortos e apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente, sendo os dois, membros da tripulação. Este é considerado o acidente aéreo mais mortal da história recente da Coreia do Sul.

Veja o vídeo do momento do acidente:

Mais uma tragédia neste final de ano: um Boeing 737-800, da Jeju Air, estava retornando de Bangkok, na Tailândia, para Muan, na Coreia do Sul, e acabou colidindo com um muro durante pouso de emergência.

Apenas duas pessoas sobreviveram, das 181 a bordo.

O avião pousava de… pic.twitter.com/pP0B3vjWqX

— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) December 29, 2024

MAIS ACESSADAS