Alexandre Magno ou Alexandre, o Grande, nasceu em 356 a.C. na Macedônia, na Grécia. Destacou-se como príncipe e posteriormente ascendeu ao trono macedônio. O jovem rei entrou para a História por erguer um dos maiores impérios, que se estendia desde a Macedônia até as terras da Índia.

Seu pai, Filipe II foi uma influência crucial em sua educação, especialmente no que diz respeito às táticas militares e à arte da guerra. Um dos marcos formativos de sua vida foi seu aprendizado sob a tutela do filósofo Aristóteles, que lhe proporcionou a compreensão da cultura grega. Sua ambição o levou à conquista da Ásia Menor e à subjugação do Império Persa, alcançando as margens do rio Indo na Índia.

Parte do friso da Tumba II mostrando o caçador seis (Alexandre, o Grande) vestindo um sarapis com duas listras esbranquiçadas (camadas) entre as roxas, que correspondem às do material do ossário masculino da Tumba II.
📷 Parte do friso da Tumba II mostrando o caçador seis (Alexandre, o Grande) vestindo um sarapis com duas listras esbranquiçadas (camadas) entre as roxas, que correspondem às do material do ossário masculino da Tumba II. |Foto via A. Bartsiokas/Journal of Field Archaeology

Alexandre fundou cidades que se tornaram centros cruciais para a disseminação da cultura grega no Oriente. A mais notável dessas cidades é Alexandria, no Egito.

Veja também:

Após décadas de estudos e pesquisas, uma equipe de arqueólogos, liderada pelo professor Reyhan Korpe da Universidade Çanakkale Onsekiz Mart, fez uma descoberta histórica: a localização exata em que houve a Batalha de Granicus.

Ocorrida em 334 a.C., esta batalha marcou o início da campanha de Alexandre, o Grande, contra o Império Persa e moldou o curso da história mundial.

"Nossa pesquisa, combinada com uma leitura cuidadosa de fontes antigas, nos levou a identificar a localização exata da batalha, as aldeias envolvidas e sua posição dentro das planícies", destacou Korpe durante entrevista ao Türkiye Today.

Através de textos antigos, os pesquisadores traçaram a rota percorrida por Alexandre e seu exército até o local da batalha, na Planície de Biga, na Turquia.

Arqueólogos acham local de batalha de Alexandre, o Grande
📷 |Divulgação

A partir da vila de Özbek, passando por Umurbey e Lapseki, as tropas macedônias avançaram em direção ao rio Granicus, onde ocorreu o confronto. Evidências arqueológicas corroboram essa rota, oferecendo um mapa preciso da jornada do líder.

📷 O Rio Granikos, perto do Campo de Batalha de Granikos, uma das batalhas mais importantes de Alexandre, o Grande |Divulgação

A Batalha de Granicus foi mais do que um confronto militar. Foi o ponto de partida para a conquista de Alexandre, que se estenderia por vastas regiões da Ásia, desde a Anatólia até a Índia. A vitória do romano sobre os persas abriu caminho para a difusão da cultura de grande parte do Oriente Médio.

"Esta batalha é considerada um dos momentos mais cruciais da história mundial", seguiu o professor ao Türkiye Today.

📷 A área que se acredita ser o Campo de Batalha de Granikos, uma das batalhas mais importantes de Alexandre, o Grande |Foto IHA

Segundo o 'Archaeology News', o legado da Batalha de Granicus ecoa até os dias atuais. O sereno Rio Biga, palco de uma batalha épica, serve como um poderoso lembrete de um momento que moldou o mundo antigo.

MAIS ACESSADAS