A égua reconhecida como a mais velha do mundo pelo Guinness World Records, Echoquette, morreu de forma inesperada no final de dezembro nos Estados unidos aos 36 anos e 222 dias. Essa idade equivale a cerca de 110 anos humanos, um feito impressionante, considerando que o tempo de vida médio de um cavalo é de 25 anos.

Segundo o dono do animal, a morte de Echoquette, uma égua árabe, foi causada por uma insuficiência hepática aguda, provocada por um medicamento.

“Se tivéssemos feito um exame antes, poderíamos ter identificado o problema e ajustado a medicação”, disse Andrew Haus, um dos donos do animal, em comunicado. 

Veja também:

Echoquette nasceu em 8 de maio de 1988, no Arizona, e foi criada na Suíça antes de ser transferida para o Texas em 1998. “Ela se tornou o primeiro cavalo que compramos, marcando o início de um vínculo de vida inteira que nunca imaginamos durar tanto”, relatou Andrew.

Mesmo em idade avançada, Echoquette mantinha uma personalidade "seduzente" com outros cavalos que se aproximavam da cerca. “Lá, ela fazia uma pequena dança, farejando o ar com os olhos arregalados e as orelhas apontadas para o garanhão [cavalo macho, reprodutor]”, descreveu Haus. Durante o dia, gostava de explorar riachos e pastos com sua família, além de apreciar petiscos como cenouras, alface, maçãs e uvas.

A família segue compartilhando memórias de Echoquette na rede social e pretende usar sua história para conscientizar sobre a saúde equina.

Confira o post:

Echoquette, @GWR #OldestLivingHorse, as a foal in 1988 with her mother, Tender Love, in Prescott, Arizona. pic.twitter.com/UwdReipz8z

— Echoquette (@Echoquette5888) December 8, 2024

MAIS ACESSADAS