Uma forte nevasca causou um engavetamento gigantesco na rodovia Astana-Petropavlovsk, no Cazaquistão, nesta sexta-feira, 3 de janeiro. Cerca de 95 veículos se envolveram na colisão, que paralisou o tráfego na região.
Imagens do acidente rapidamente viralizaram nas redes sociais e mostram carros amassados, motoristas desorientados e cobertos por camadas de neve compõem um cenário caótico.
Veja o vídeo:
🔗 VÍDEO: Um engavetamento envolvendo cerca de 95 carros aconteceu na rodovia Astana-Petropavlovsk, no Cazaquistão, nesta sexta-feira (3). Um vídeo gravado momentos após o acidente mostra a confusão de carros batidos e motoristas sem saber o que fazer.
— TV Pampa (@tvpampa) January 3, 2025
➡️ https://t.co/jgewoKaq5y pic.twitter.com/vx0TlBJbN6
De acordo com o Departamento de Saúde de Akmola, 20 pessoas ficaram feridas, incluindo oito crianças. A maioria das vítimas foi encaminhada para hospitais da região com ferimentos como fraturas e contusões. Duas crianças foram hospitalizadas em estado mais grave: uma de 3 anos com suspeita de traumatismo cranioencefálico e concussão, e outra de 15 anos, que sofreu um trauma no tórax e uma contusão no joelho.
Veja também:
- Relembre os desastres climáticos de 2024
- Rio mais quente do mundo fica na Amazônia
- Entenda "A Bolha" que matou 4 milhões de aves no Alasca
Segundo as autoridades, as condições climáticas extremas, com intensa nevasca, foram o principal fator desencadeante do acidente. No entanto, investigações apontam também para falhas de segurança na condução dos veículos como uma das causas. A baixa visibilidade e a perda de aderência na pista, combinadas com a imprudência de alguns motoristas, contribuíram para o agravamento.
- Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
Equipes de resgate foram mobilizadas para o local e trabalharam para liberar a pista e prestar assistência aos envolvidos. Um posto móvel de aquecimento foi montado para oferecer refeições quentes e bebidas quentes aos motoristas que aguardavam por socorro.
Apesar dos esforços das equipes de resgate, a situação ainda é crítica. Por volta das 12h do horário de Brasília, 41 veículos ainda não haviam sido removidos da pista.