Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China volta a enfrentar um novo surto de vírus. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram hospitais supostamente lotados, acendendo um alerta para um novo surto de doença respiratória.
Trata-se do Metapneumovírus Humano (HMPV), considerado tão contagioso quanto o coronavírus e com sintomas semelhantes ao da doença. A população local tem recorrido às redes sociais para alertar sobre a nova epidemia, que estaria sobrecarregando hospitais e crematórios no país.
De acordo com a imprensa internacional, o HMPV geralmente causa sintomas semelhantes aos de um resfriado. Embora a maioria dos casos apresente sintomas leves, crianças pequenas, idosos (acima de 65 anos) e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos estão em maior risco de desenvolver doenças graves.
VEJA TAMBÉM
- Parque marinho da Europa fecha e futuro de animais é incerto
- Vídeo: neve provoca acidente entre 95 carros no Cazaquistão
- Suécia dá sinal verde para matança de lobos selvagens
Segundo informações que circulam nas redes sociais, o vírus estaria se espalhando rapidamente na China. Ao mesmo tempo, os hospitais estariam recebendo pacientes infectados com Covid-19, gripe A e Mycoplasma pneumoniae.
Especialistas afirmam que o aumento de casos de doenças respiratórias, incluindo o HMPV, está relacionado às temperaturas mais baixas e ao retorno às atividades cotidianas. Após anos de confinamento devido à pandemia, crianças e adultos ficaram menos expostos a agentes patogênicos. Muitas pessoas estariam sendo expostas ao HMPV pela primeira vez.
As autoridades chinesas de controle de doenças estariam adotando medidas proativas para responder ao aumento dos casos, incluindo a implementação de um sistema piloto para monitorar pneumonia de origem desconhecida. A iniciativa visa diminuir a incidência de doenças respiratórias durante o inverno.
Quer mais notícias sobre Mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp
O vírus HMPV pertence à mesma família do vírus sincicial respiratório, sarampo e caxumba. A transmissão ocorre pelo contato com objetos compartilhados, contato físico, tosse ou espirros.
Veja o vídeo:
China's Hospitals Overwhelmed Amid HMPV Outbreak
— Nabila Jamal (@nabilajamal_) January 3, 2025
Hospitals in China are reportedly struggling with a surge in Human Metapneumovirus (HMPV) cases, alongside Influenza A & Mycoplasma pneumoniae infections. Viral videos show overcrowded facilities, drawing comparisons to early… pic.twitter.com/iP8v3SHsbn