Os usuários do Instagram precisarão dar adeus aos filtros criados por adeptos dessa rede, isso porque eles irão sumir da plataforma em breve. Essa novidade já está preocupando alguns internautas e outros, nem se importam com a medida. 

A partir da próxima terça-feira (14), o Instagram, Messenger e Facebook irão desativar todos os filtros desenvolvidos por usuários. Apenas os filtros primários, criados pela própria Meta, continuarão disponíveis nas plataformas.

A medida foi anunciada pela empresa de Mark Zuckerberg em agosto de 2024, mas a desativação definitiva dos filtros e da plataforma Spark Hub – usada para criar efeitos de realidade aumentada – acontecerá apenas na terça-feira.

De acordo com uma nota oficial da Meta, a decisão faz parte de um esforço maior para atender melhor às necessidades futuras de consumidores e clientes empresariais. Apesar de não entrar em detalhes sobre os motivos da mudança, a empresa vinha enfrentando críticas sobre o impacto do uso excessivo de filtros, como a geração de expectativas irreais de aparência, especialmente entre crianças e adolescentes.

O que acontece com os filtros e conteúdos já publicados?

Conteúdos que já utilizam efeitos – como postagens no Feed, Reels ou Stories – não serão apagados. No entanto, não será mais possível reutilizar os filtros que foram desativados.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Como salvar seus filtros antes da data limite?

Os usuários que criaram filtros personalizados devem baixá-los antes de 14 de janeiro. Após essa data, todos os conteúdos na plataforma serão excluídos. Confira abaixo como fazer o download:

Pelo Meta Spark Hub:

Acesse o site Meta Spark Hub e faça login.

Clique na opção “Efeitos” e escolha o filtro que deseja baixar.

Clique em “Arquivos” e faça o download.

Pela Central de Contas:

Acesse a opção “Suas informações e permissões”.

Clique em “Baixar suas informações”.

Quer saber mais notícias? Acesse nosso canal no Whatsapp

Selecione “Baixar ou transferir suas informações” ou “Solicitar um download”.

Escolha a conta do Instagram, Facebook ou Messenger que desenvolveu o filtro.

Acesse “Tipos específicos de informação” e selecione “Meta Spark”.

Defina o formato e faça o download.

Com a proximidade da data, a Meta reforça a importância de realizar a transição de forma antecipada para evitar a perda de dados e garantir que os criadores mantenham seus projetos salvos.

MAIS ACESSADAS