O empresário Elon Musk se prepara para deixar seu cargo no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do governo dos Estados Unidos nas próximas semanas. A informação foi divulgada pelo site 'Politico', que afirmou que o presidente Donald Trump já comunicou sua decisão a aliados e membros do gabinete.

Segundo fontes citadas pela publicação, a saída de Musk ocorre de maneira planejada e em comum acordo com Trump. Embora satisfeito com o desempenho do empresário à frente do órgão, o presidente norte-americano e Musk decidiram que era o momento de o bilionário retornar ao comando de suas empresas, mantendo apenas um papel de apoio ao governo.

Conteúdo Relacionado

Um alto funcionário da administração Trump afirmou que Musk poderá continuar atuando como conselheiro informal do presidente e manter sua presença na Casa Branca em determinadas ocasiões.

No último fim de semana, durante entrevista à Fox News, Musk já havia indicado sua possível saída do cargo em maio. Ele mencionou que o principal objetivo do DOGE – reduzir o déficit em US$ 1 bilhão dentro de 130 dias – estaria próximo de ser concluído. Caso esse prazo tenha começado em 20 de janeiro, dia da posse de Trump, ele se encerraria justamente no mês de maio.

O Departamento de Eficiência Governamental foi criado por decreto presidencial no dia da posse de Trump, com a missão de modernizar a tecnologia e o software do governo federal, aumentando sua eficiência e produtividade. Em novembro, antes da posse, Trump anunciou Musk como líder do órgão ao lado do empresário Vivek Ramaswamy.

Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Desde o início, Musk teve papel fundamental na condução do DOGE, cuja sigla lembra uma referência à Dogecoin, criptomoeda amplamente promovida pelo empresário. Com sua saída iminente, ainda não há confirmação sobre quem assumirá o comando do departamento.

MAIS ACESSADAS