Data importante para o comércio, seja offline ou virtual, o Dia dos Pais se aproxima e já demanda uma preparação de empreendedores para planejar estratégias de venda. Com uma expectativa otimista, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) considera que a data comemorativa é uma boa oportunidade para impulsionar as vendas no e-commerce.

Vice-presidente da ABComm, Rodrigo Bandeira, considera que o Dia dos Pais é uma data forte para o varejo e, no caso do e-commerce, a aposta está sempre voltada para o crescimento. “A gente tem um segmento sempre otimista e voltado para a realização de melhores negócios. Do lado do consumidor, sempre apostamos no sentido da praticidade ao procurar o produto desejado no e-commerce. Então, temos uma expectativa de crescimento otimista”, garante.

Rodrigo considera que é fundamental observar o prazo de entrega pactuado pela loja para que não haja nenhuma frustração. “Em se tratando de um presente e de uma data importante como o Dia dos Pais, é necessário que o consumidor observe atentamente as condições no ato da compra”, considera. “Por parte das empresas, esse planejamento já deve vir ocorrendo ao longo do ano e reforçar isso, agora, para favorecer e motivar as compras voltadas para o Dia dos Pais é uma estratégia. Eu acredito que muitas empresas já estão fazendo ou farão promoções, principalmente aquelas em que o valor do frete costuma rivalizar com o valor do próprio item”.

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A antecipação às datas comemorativas é uma estratégia utilizada pelos empreendedores Priscila Santos e Diego Souza, idealizadores da loja virtual de personalizados La Belita. Com cerca de um ano e meio, o negócio iniciou a partir de uma inspiração da Priscila, que viu no ramo de personalizados uma boa oportunidade para trabalhar dentro de casa.

“Essas datas comemorativas são sempre um boom para quem trabalha com vendas e para o personalizado não é diferente. As pessoas gostam de presentear, gostam de ter algo com a sua cara, com o seu jeito, com a sua foto. Então, a cada data que íamos passando, o negócio ia crescendo”, lembra Diego. “Nós começamos com as canecas personalizadas e, delas, a gente já começou a trabalhar com cadernetas, camisas, personalizados de festas, brindes para aniversário e fomos crescendo”, complementa Priscila.

Hoje, apesar de eles fazerem uso das estratégias de divulgação das redes sociais, os maiores divulgadores dos produtos são os próprios clientes. “Hoje, o nosso negócio não sobrevive só de datas comemorativas, mas essas datas sempre têm um papel de expansão para a gente porque o volume de procura é sempre maior”, considera Diego. Além das redes sociais, a empresa mantém uma loja virtual em uma plataforma de vendas nacional, que atende todo o Brasil, e também um site próprio da La Belita, onde mesmo os clientes que moram em Belém podem optar pela entrega com frete ou fazer a retirada no local.

O processo de divulgação também foi adiantado pela empreendedora Eliane Castro que, há seis meses, iniciou a jornada empreendedora no ramo da papelaria de personalizados para festas, brindes corporativos e datas sazonais. “Isso foi algo que eu aprendi no próprio curso que eu fiz, a importância de adiantar esse processo de divulgação e não deixar para a última hora”, conta. “Eu fiz o mesmo no Dia das Mães e tive uma procura boa”.

Eliane aponta que o aproveitamento das datas sazonais para divulgação da marca também proporciona maior procura para os demais produtos que ela trabalha. “Estamos recebendo encomendas também para festas infantis. Ao mesmo tempo que mantemos a produção para as datas sazonais, mantemos a produção para os kits festa. Então, a gente opta por trabalhar bem essas datas”.

Diego e Priscila criaram loja virtual de presentes personalizados Foto: Divulgação

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