Mudanças de casa não é algo tão simples para ninguém. Requer planejamento e adaptação para viver no novo endereço e ambiente. Se para as pessoas isto pode levar um tempo, para os animais de estimação isto pode ser ainda mais complexo. Isto porque cães e gatos costumam ser territorialistas e o novo espaço pode causar estranheza e mudança de comportamento dos animais.

é preciso adaptar os pets na nova morada
📷 é preciso adaptar os pets na nova morada |( Reprodução )

"Pais" e "mães" de pet precisam ficar atentos a esta transição para evitar ou minimizar os transtornos, que podem afetar até a saúde do animal. Por isso, antes de fazer a mudança é importante seguir algumas dicas de especialistas sobre como proceder. Acompanhe:

1. Faça visitas antecipadas com o pet

O adestrador José Jorge Sales recomenda que os tutores a levar o pet para conhecer a nova casa antes da mudança. Desta forma, o animal se aventura pelo espaço, conhece os novos cheiros e também demarca território, sem a correria da mudança. Durante as idas, é recomendável que os tutores mostrem o local correto das necessidades fisiológicas, brinquem com o cachorro e deem os petiscos favoritos.

Saiba como prevenir e se livrar de carrapatos no seu pet

2. Tempo para a adaptação

Durante a transição, os pets podem desenvolver comportamentos incomuns por conta da ansiedade e estresse, tais como tentar fugir, latir com mais frequência, fazer as necessidades no lugar errado e até destruir coisas. Para lidar com essas situações, os tutores do cachorro devem ter paciência e se empenharem na construção de uma rotina acolhedora para o animalzinho.

Cães tendem a se adaptar mais rápido que gatos.
📷 Cães tendem a se adaptar mais rápido que gatos. |( Reprodução )

3. Rotina

Na prática, os pais de cachorros devem, na medida do possível, manter os horários dos passeios e os horários de alimentação do animal. Sendo assim, apesar da mudança de casa ser uma grande alteração para os cães, é interessante que os tutores busquem minimizar a quebra do cotidiano. O passeio ajuda os pets a se desestressarem.

Veja dicas de cuidados para seu gato não cair do apartamento

4. Respire, não pire.

Perceba o seu próprio comportamento, os tutores podem afetar o comportamento dos pets com nervosismo e desgaste à mudança.

MAIS ACESSADAS