O legado que uma pessoa constrói em vida é o que vai ser lembrado para sempre após a partida. Ele pode vir através de um ou vários feitos, em uma ou grandes parcerias que de uma forma ou outra vai sempre perpetuar seu nome.
E neste domingo (9), um dos nomes que ajudaram a construir a história de sucesso da RBATV nos deixou. Abílio Farias, ex-gerente de jornalismo da emissora, morreu em razão de um problema no coração.
Mauro Bonna recebe alta após ser internado com Covid-19
Morre por covid-19 o Jornalista Ronaldo Porto em Belém
Em meados da década de 1990, Abílio chegou a RBA e de cara começou uma parceria com nomes como Luís Eduardo Anaice e Adil Bahia.
A criação do programa Metendo Bronca, que até hoje está no ar, é uma dessas marcas. Com um jeito descontraído de fazer jornalismo, deixando as notícias mais leves em meio a um contexto crescente de violência garantiu o sucesso que atravessa gerações.
Adil Bahia também foi gerente de jornalismo da RBATV, cargo que ocupou por quase duas décadas. Levado por Abílio à casa, lembra com saudade do amigo.
"O Abílio foi quem me convidou para trabalhar na RBA em 1996. Ele tinha acabado de assumir a gerência e estava montando uma equipe pasta trabalhar no jornalismo da TV. Eu fui editar o Barra Pesada. Nós trabalhos juntos por alguns anos até que ele sofreu um AVC no dia do Círio. Ele ficou dois anos se recuperando e eu acumulei a função de Chefe de Reportagem e Gerente de Jornalismo. Quando ele voltou, não teve condições de assumir o cargo e a diretoria achou por bem me colocar como gerente e ele continuou como editor que era uma função mais tranquila para a condução dele na época. Mas ele continuou tendo uma grande importância no departamento porque sempre primou pela qualidade do texto e ajudava as pessoas que estavam começando no jornalismo", diz Adil.
HUMOR NA REVISÃO
outro profissional do jornalismo que teve contato direto com Abílio Farias foi Álvaro Vinente, ex-chefe de reportagem da RBATV que prestou sua homenagem ao colega neste domingo.
Através das redes sociais, Vinente lembrou algumas das "tiradas" memoráveis do então chefe.
CONSTRUÇÃO
Camilo Centeno, vice-presidente do Grupo RBA de Comunicação, lamenta a morte e lembra o valor de Abílio na construção da carreira de muitos colegas.
"O Abílio foi um companheiro valoroso, deixou um legado ao longo desses anos que trabalhou conosco. Ajudou a trazer a RBA para o nível que ela está hoje e formou ao longo desse tempo vários jornalistas. Foi responsável pela carreira de sucesso de vários jornalistas. É uma perda, nós lamentamos muito a partida dele agora. É uma pessoa que deixou a sua marca no jornalismo paraense, em especial no da RBA", comentou Centeno.