Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados. Desse total, 10 milhões são gatos, e 20 milhões, cachorros. Os traumas de um abandono deixam várias cicatrizes na vida de um pet.

Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana. Esses animais de rua ficam expostos a chuva, maus tratos e riscos de acidentes. 

Nesta terça-feira (18), o caso de um cachorro de rua em perigo emocionou moradores do bairro do Tapanã, em Belém. O animal estava preso entre duas paredes, sem comer e tomar água, desde o último domingo (16). 

O DOL conversou com o microempresário Márcio Moreira, que ligou para o Corpo de Bombeiros e acompanhou o resgate do animal. “Eu trabalho próximo ao local e vi o animal preso naquele beco, entre duas paredes. Ele entrou e não conseguia sair. Como era alto, os moradores também não conseguiram tirar ele de lá”, conta. 

O microempresário Márcio Moreira com a equipe do Corpo de Bombeiros e o cachorro.
📷 O microempresário Márcio Moreira com a equipe do Corpo de Bombeiros e o cachorro. |

Márcio conta que vários moradores acompanharam o resgate. “Eu fiquei olhando, foi difícil de tirar ele de lá, porque o espaço era muito pequeno. Fiquei emocionado quando vi ele saindo com vida do buraco. Eu só não levei ele para casa, pois já tenho dois cachorros”, afirma.   

Ao ser resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros, o animal recebeu comida doada pelos moradores. 

As denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo 190 e pelo aplicativo "Iara", por meio do número (91) 98115-9181, que é o Disque Denúncia, e pelo WhatsApp oficial da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

MAIS ACESSADAS