Nos últimos anos, Parauapebas, no sudeste paraense, investiu muito na divulgação dos roteiros para o turismo ecológico. A empreitada acabou apresentando ao mundo verdadeiros paraísos naturais que se mantém mesmo com a atividade da mineração. 

Cachoeiras, trilhas, balneários e fazendas estão entre as opções para o turista conhecer. Entretanto, a ‘rota das águas’ representa um mergulho para quem gosta de contemplar lagos e balneários pouco conhecidos na região. 

A piscina de águas termais, na qual muitos acreditam ser terapêutica, tornara o Garimpo das Pedras o atrativo destaque desta rota, que fica distante a 60 quilômetros do centro de Parauapebas. 

Um santuário que guarda uma piscina de águas termais
📷 |Resvelton Silva

Conhecido pelas águas cristalinas, em tom esverdeado, o lugar é destino ideal para quem busca aconchego e maior contato com a natureza. O acesso é por estrada de chão pela serra, seguindo pela Vila Paulo Fonteles, zona rural do município. O trajeto é feito em pouco mais de uma hora. Algumas placas sinalizam a estrada. 

O passeio tem de ser feito em carro com tração, devido às condições do solo da estrada. É uma viagem para ser feita de dia, principalmente pela manhã.

Piscinas termais do Garimpo das pedras 

Onde fica 

l Vila Paulo Fonteles, zona rural de Parauapebas. 

O que fazer 

l Banho de piscina termal.

Um santuário que guarda uma piscina de águas termais
📷 |
A piscina que muitos acreditam ser terapêutica Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS