A varíola dos macacos é uma infecção que ocorre geralmente em regiões de floresta da África Central e Ocidental. Casos relatados na Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália parecem não ter relação com as regiões africanas, o que pode indicar uma possível transmissão comunitária do vírus.

No último sábado (13) foi confirmadi o primeiro caso de Varíola dos Macacos em Belém. É um paciente do sexo masculino, de 40 anos, com histórico de viagem para cidade que já havia registro da infecção.

+ Belém tem primeiro caso confirmado da varíola do macaco

Em nota, a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) informou 21 casos suspeitos da doença estão sendo investigados no Pará. Os pacientes com os sintomas estão tendo acompanhamento e monitoramento das secretarias de saúde municipais.

Os municípios são: Parauapebas (5), Santarém (6), Ananindeua (3) Belém (4), São Miguel do Guamá (1), Paragominas (1) e Castanhal (1).

Veja a nota da Sespa na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que há 2 casos confirmados de Monkeypox no Pará, residentes do município de Belém e que 1 caso foi descartado no município de Parauapebas. Outros 21 casos suspeitos seguem em investigação, notificados por: Parauapebas (5), Santarém (6), Ananindeua (3) Belém (4), São Miguel do Guamá (1), Paragominas (1) e Castanhal (1). O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais. A SESPA ressalta que os casos confirmados são importados de outros estados e que não há transmissão local.

VEJA TAMBÉM:

+ Pará: aderir ou não à independência do Brasil? Entenda.

+ Jader apresenta projeto para ampliar Lei Paulo Gustavo 

As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai. Foto: Reprodução freepik

MAIS ACESSADAS