A campanha para as eleições 2022 teve início oficial na última terça-feira (16) dando a possibilidade de candidatos e candidatas começarem a publicação de conteúdos em mídias como as redes sociais. Antes do final do pleito muita coisa pode acontecer, entre elas a desistência dos inscritos.

E foi o que aconteceu com uma das duas mulheres inscritas para concorrer a um dos cargos majoritários das eleições 2022 no Pará.

A pedagoga Shirley Helena Rolim de Souza desistiu de concorrer ao Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 17. Atual presidente do PROS no Pará, ela enviou ao Diretório Nacional do Partido uma declaração confirmando a desistência da candidatura.

No documento, Shirley declara que o motivo da desistência "se deu pelo cumprimento de determinação da Executiva nacional", sem dar maiores detalhes.

Pedagoga Shirley Helena é presidente estadual do Pros no Pará e desistiu de concorrer ao pleito
📷 Pedagoga Shirley Helena é presidente estadual do Pros no Pará e desistiu de concorrer ao pleito |Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Prazo para solicitar voto em trânsito acaba em 2 dias

Veja a diferença de Lula e Bolsonaro após Auxílio de R$ 600

Contudo, deixou claro que estava cumprindo ordens do comando do partido. Shirley havia confirmado sua candidatura no dia 29 de julho em convenção do partido realizada na Câmara de Vereadores de Belém. Aos 49 anos, era a primeira vez em que ela concorria a um cargo público. 

Agora, oito candidatos concorrem ao cargo de governador do Estado: Helder Barbalho, que concorre à reeleição pelo MDB; Adolfo Oliveira (PSOL); Cleber Rabelo (PSTU); Dr. Felipe (PRTB); Major Marcony (Solidariedade); Paulo Roseira (AGIR); Zequinha Marinho (PL) e Sofia Couto (PMB).

CANDIDATURAS

Até a noite de segunda-feira, 15, foram contabilizados no Pará 1.038 pedidos de candidaturas, seccionados em: 299 pedidos de registro de candidatos a Deputado(a) Federal; 619 pedidos para o cargo de Deputado(a) Estadual; 11 pedidos para Senador(a); e 9 pedidos para Governador e 10 para Vice-governador(a). Há ainda 12 pedidos para 1º e 2º Suplente. 

A Justiça Eleitoral fará a publicação do edital que dá publicidade a todos os pedidos recebidos e tanto entidades como o próprio eleitor que tiver informações que levem à inelegibilidade de algum candidato podem se manifestar no prazo de cinco dias.

As eleições ocorrerão no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo turno.

Nove era o número de candidatos inscritos até a desistência Foto: (Foto: Arquivo DOL)

MAIS ACESSADAS