A recente alta de casos da varíola dos macacos tem se tornado fonte de preocupação para as autoridades sanitárias em todo o mundo.

Na última quarta-feira (17), a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou dados mais recentes sobre a doença a nível mundial. O número de casos confirmados subiu 20% em uma semana, com 35 mil infecções em 92 países e 12 mortes registradas.

Veja também:

Belém tem primeira campanha de vacinação contra raiva humana

Jader requer informações sobre varíola dos macacos

No Brasil, conforme o Ministério da Saúde, foram confirmados 3.184 casos em 21 estados e no Distrito Federal.

Até a manhã desta quinta-feira (18), o Pará registrou quatro casos confirmados da varíola dos macacos, sendo dois em Belém, um em Ananindeua e um em Santarém, no oeste do estado, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sespa).

Ainda de acordo com a Sespa, outros 13 casos foram descartados, sendo dos municípios Parauapebas (07), Santarém (02), Paragominas (01), Salinópolis (01), Castanhal (01), Belém (01).

No entanto, 12 casos suspeitos seguem em investigação, notificados por: Santarém (04), Ananindeua (02) Belém (05) e São Miguel do Guamá (01). O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.

A Sespa ressaltou ainda que os casos confirmados são importados de outros estados e que não há transmissão local.

MAIS ACESSADAS