De uma escola na periferia de Belém para o mundo. Já não dá mais para enumerar quais são as conquistas alcançadas pela professora Lilia Melo, que se dedica, dia e noite, a transformar a vida de crianças e adolescentes no bairro da Terra Firme, uma das áreas de maior vulnerabilidade social da capital paraense. Os “louros” que alcança tem uma ferramenta poderosa que é a Educação.

Covid-19: Pará tem três mortes e 79 casos em 7 dias

A empreitada dela começou a ter destaque nacional e internacional em 2018 com as atividades pedagógicas que desenvolve na escola e para a comunidade. Lilia buscou a responder na prática a importância da figura do professor na vida dos alunos e quais os caminhos que a escola deve tomar para ser um espaço de acolhimento. “Qual o papel da escola quando faltam oportunidades?”, questionava a professora.

Por meio do projeto “Juventude negra periférica: do extermínio ao protagonismo”, a professora paraense promoveu um verdadeiro resgate da autoestima de jovens da Terra Firme ao fomentar a reflexão e a produção de manifestações culturais críticas pelos estudantes, através da dança, teatro, artes visuais, música e poesia, visando o reconhecimento da identidade afro-indígena e ribeirinha que constitui o bairro.

Lilia Melo está entre os 50 professores que transformam a realidade social na América Latina
📷 Lilia Melo está entre os 50 professores que transformam a realidade social na América Latina |Mauro Ângelo/Diário do Pará

A educadora ultrapassou os muros do estabelecimento estudantil e abriu as portas da sua casa para acolher os jovens da escola e promover debates inspirados em filmes sobre as realidades das periferias. As rodas de conversa ocorriam na garagem – daí veio o Cine Garagem. De forma autônoma, os alunos começaram a produzir seus próprios filmes, para contrapor a imagem estigmatizada sobre o bairro da Terra Firme.

Professora paraense é indicada a prêmio mundial

Hoje a professa Lilia Melo é tida como uma referência em Educação na América Latina. O nome e a jornada dela foram coletados e estão no livro “50 professores que estão transformando a América Latina", da Fundação Argentina Santillana.

O livro reúne as histórias de professores da América Latina coletadas para o Global Teacher Prize pela Fundação Varkey. A organização foca na melhoria dos padrões de educação para crianças e jovens carentes, numa parceria com a UNESCO.

Atualmente, Lilia Melo segue com ações de fortalecimento à autoestima da juventude periférica. Por meio de editais, o projeto Cine Clube TF vem ganhando experiência na difusão de suas produções artísticas, cujo objetivo maior é desenvolver a criatividade dos jovens para promover a transformação social em seu bairro, e assim transformarem o mundo através da arte e da educação.

Lilia Melo está entre os 50 professores que transformam a realidade social na América Latina Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS