A Missa do Crisma foi realizada na manhã de ontem (28), na Catedral Metropolitana, presidida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira com a participação dos sacerdotes e diáconos da Arquidiocese, além de um grande número de fiéis.

O local estava lotado: na entrada, os mais de 100 sacerdotes seguiram o caminho para dar início a uma das celebrações mais importantes da Semana Santa.

“Com a realização da Missa do Crisma, a Igreja inicia o Tríduo Pascal que relembra os últimos momentos de Jesus”, disse o arcebispo. Segundo ele, é importante “vivenciar com intensidade o Tríduo Pascal” que se inicia, pois, esse tempo é uma “oportunidade de refletir sobre os mistérios centrais de nossa fé”, pontuou.

“Hoje é um dia muito importante para toda a Igreja, particularmente, porém, para os sacerdotes, pois a Igreja revive neste dia a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial, sem o qual não haveria Eucaristia, pois é o ministério dos presbíteros que torna possível a Eucaristia”, acrescenta.

Conteúdos relacionados:

O arcebispo abençoou o óleo do batismo, crisma e unção dos enfermos. Além da benção, os sacerdotes também renovaram os votos. Depois da distribuição da comunhão, os representantes de cada paróquia receberam das mãos do arcebispo, os óleos que foram abençoados durante a celebração. Esses óleos são usados durante todo o ano nas 104 paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém. O arcebispo encerrou a celebração desejando, antecipadamente, uma feliz e santa Páscoa a todos os fiéis.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp 

“O Tríduo Pascal começa hoje (ontem). Então eu vim primeiro para a Missa do Crisma, à noite estarei na Missa da Ceia do Senhor, e com a graça de Deus vou estar presente nas outras celebrações na Sexta-feira Santa, no sábado da Vigília e no domingo na celebração da Páscoa, que vai coincidir esse ano com o meu aniversário. Então eu vou estar celebrando esse momento tão importante que foi o momento do sacrifício, da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse professora Rosineide de Brandão, presente à cerimônia.

Para o estudante Reynan Silva, 25 anos, a Missa do Crisma é considerada uma das celebrações mais solenes e importantes do ano litúrgico. “É o momento de agradecer e louvar a Cristo pela instituição da Eucaristia, dom do amor de Cristo à sua Igreja, memorial do sacrifício da cruz”, comenta.

MAIS ACESSADAS