Em muitos municípios da Amazônia, o transporte fluvial e marítimo é a principal alternativa de transporte de moradores e cargas. Na região do Arquipélago do Marajó, no Pará, o tráfego de balsas e embarcações menores é intenso pelos rios, que se tornam o único acesso a muitas comunidades ribeirinhas.

Neste domingo (7), uma balsa naufragou no rio Cajuuba, no município de Muaná, no Marajó. Vídeos gravados por testemunhas mostram a embarcação levando um caminhão-tanque de combustível momentos antes de afundar.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Após o naufrágio, tanto a embarcação quanto o caminhão foram parar no fundo do rio. Moradores das proximidades da Vila de Mocajatuba socorreram os ocupantes da balsa em rabetas e canoas.

Segundo informações apuradas pelo perfil de notícias nas redes sociais Marajó Online, a embarcação pertence a empresa Cidade Transportes, especializada em transporte de cargas perigosas e com sede em Santarém, no oeste do Pará. A companhia atua como terceirizada, fazendo o transporte de combustível para a Energy Assets do Brasil, fornecedora de energia em Muaná.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Não se sabe até o momento se o caminhão-tanque estava carregado com combustível no momento do naufrágio. Os moradores temem que o óleo diesel da embarcação e do veículo vazem e contaminem as águas do rio Cajuuba, o que provocaria uma grande tragédia ambiental.

O DOL entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente de Muaná, Luiz Antônio. Ele informou que a equipe da secretaria ainda trabalha para emitir um diagnóstico sobre os impactos do naufrágio e pontuou que o dano ambiental é inevitável. Não foi possível localizar o contato da empresa Cidade Transportes.

VEJA OS VÍDEOS!

MAIS ACESSADAS