Belém sediou na noite de ontem (15), no Palácio do Governo, o Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação e Urbanismo da América Latina e Caribe (MINURVI). O evento foi liderado pelo ministro das Cidades Jader Filho, presidente eleito da entidade, que contou com a participação dos representantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Barbados, assim como bancos multilaterais e organismos internacionais.

Com o tema “Sustentabilidade das Cidades Amazônicas no âmbito da Nova Agenda Urbana”, o MINURVI abordou a troca de experiências entre os países que integram o fórum, em como integrar políticas públicas de habitação e desenvolvimento urbano, explorando oportunidades para avançar na produção de moradias sustentáveis. “O tema habitação é um desafio para os países. E isso precisa ser vencido com desenvolvimento de infraestruturas urbanas, gestão de terras e promoção de cidades inclusivas e sustentáveis”, disse o ministro Jader Filho.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Diante disso, ele disse que o desafio também é das populações urbanas na Amazônia, sobretudo devido ao fato que alguns países que integram o MINURVI apresentam o bioma amazônico, com a promoção do uso adequado dos recursos naturais.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Além disso, Jader Filho destacou que o Fórum da MINURVI, o qual será presidente até novembro de 2025, serve de preparação para a COP 30 que será sediado em Belém também em novembro do ano que vem. “O Brasil quer esse protagonismo, quer ajudar os países da Amazônia, sobretudo por meio de exemplos exitosos como o MCMV, que promove moradia digna e que respeita a natureza. Por isso, o MINURVI será importante em discutir as soluções para as cidades da Amazônia”, concluiu o ministro das Cidades.

MAIS ACESSADAS