O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, esteve presente na entrega do Complexo de Saúde da Jaderlândia, no último dia 29 de junho. No entanto, uma situação inusitada teria ocorrido em outra unidade de saúde do município.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Daniel chama uma enfermeira de "preguiçosa". Na ocasião, a profissional teria se recusado a fazer uma sutura em uma paciente que estava na unidade de saúde do Paar.
Nas imagens, o prefeito aparece discursando e fala sobre o ocorrido. "Se não tiver o material, o culpado é o prefeito, não são vocês. Agora ter o material e não fazer por preguiça, isso é inadmissível", disse.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
A fala do prefeito causou alvoroço nas redes sociais. A vereadora de Belém, Enfermeira Nazaré se manifestou. "É importante lembrar que o prefeito também é médico. Há de se observar que essa unidade do Paar foi inaugurada há menos de 15 dias. Um serviço que não funciona ainda é o da esterilização, que está funcionando de forma precária. Que a farmácia ainda não está dispensando material no noturno e que não tinha anestésico”, declarou.
O diz o Coren-PA?
Após a repercussão do caso, o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (05) repudiando a fala do prefeito.
Inicialmente, é importante esclarecer que a prática de sutura simples é, sim, uma competência do Enfermeiro(a), conforme regulamentado pela Resolução Cofen nº 731/2023. Esta resolução estabelece que enfermeiros(as) devidamente capacitados estão autorizados a realizar suturas simples, respeitando sempre os protocolos e diretrizes de segurança para garantir a qualidade do atendimento prestado.
O Coren-PA ressalta que é inaceitável que se utilize um caso isolado para desqualificar toda uma categoria profissional. A insinuação de que a Enfermeira envolvida agiu por preguiça é um desrespeito não apenas à profissional mencionada, mas a todos os enfermeiros e enfermeiras que diariamente dedicam-se com zelo e comprometimento à saúde da população.