Desde a última quinta-feira (19), Belém se tornou a “capital mundial do Turismo” com a realização da reunião do Grupo de Trabalho do G20 Turismo. Nesta sexta-feira (20) o ministro das Cidades, Jader Filho, participou da abertura do evento, realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

A programação de abertura deu as boas-vindas às autoridades internacionais de países que compõem o Grupo dos 20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana.

O G20 Turismo reúne ministros e representantes dos países-membros do G20 para discutir temas essenciais ao turismo sustentável, à cooperação entre nações e à diversidade cultural. Em Belém, serão abordados temas como sustentabilidade, parcerias entre os setores público e privado e o turismo gastronômico.

VEJA TAMBÉM

Em seu discurso, o ministro Jader Filho destacou que esta ocasião é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a preparação de Belém para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas para discussão das mudanças climáticas (COP 30), prevista para novembro de 2025.

“O encontro do G20 e a futura realização da COP 30 na capital paraense representam oportunidades únicas para que possamos demonstrar nosso compromisso com os desafios globais que o mundo enfrenta, especialmente aqueles relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano”, iniciou o ministro.

Em seu discurso, o ministro Jader Filho destacou que esta ocasião é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a preparação de Belém para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas para discussão das mudanças climáticas (COP 30), prevista para novembro de 2025.
📷 Em seu discurso, o ministro Jader Filho destacou que esta ocasião é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a preparação de Belém para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas para discussão das mudanças climáticas (COP 30), prevista para novembro de 2025. |Divulgação

"Sabemos que o impacto do G20 e, em breve, da COP 30 vai além da economia local – estamos falando de um legado de transformação para a população de Belém e de toda a Amazônia. Por isso, estamos investindo em diferentes frentes como em mobilidade urbana, saneamento básico e urbanização de áreas vulneráveis. E por isso, e ao lado dos parceiros locais, nacionais e internacionais, o Ministério das Cidades está comprometido em fortalecer políticas públicas que integrem a sustentabilidade à realidade urbana. As cidades são pólos centrais no combate às mudanças climáticas, e é nosso dever garantir que Belém, assim como outras cidades brasileiras, seja uma referência global em termos de urbanismo sustentável”, concluiu Jader Filho.

Além do ministro das Cidades, participaram do evento o ministro do Turismo, Celso Sabino; a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili; a presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson; e o presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Ahmed Al Khateeb.

MAIS ACESSADAS