Equipes da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) vinculada à Delegacia do Consumidor e da Polícia Científica, realizaram desde a última segunda-feira (23), até esta sexta sexta-feira (27), uma operação, que contou com a parceria da distribuidora de energia, que desarticulou 11 supostas fraudes no consumo de energia elétrica em Castanhal, Vigia, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá, nordeste do Estado.

Equipes da Polícia flagraram cinco fraudes nos medidores de energia e seis desvios diretos na rede. 11 pessoas foram encaminhadas à delegacia para prestarem esclarecimentos. Foram desviados 66 Mega Watts (MWh) de energia, suficientes para abastecer 70 casas populares durante um período de 1 ano

Penalidades

A Equatorial Pará ressalta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos clientes do Pará, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.

Como denunciar?

Para colaborar com a inibição do furto de energia, a Equatorial orienta como os clientes podem registrar a sua denúncia, mantendo a identidade de quem realiza a queixa em total anonimato.

Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso.

As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 091 0196.

MAIS ACESSADAS