Após a Defesa Civil Brasileira decretar situação de emergência em 36 dos 144 municípios do Pará por conta de incêndios florestais e seca extrema, o Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que vai mobilizar uma força-tarefa para garantir ajuda humanitária e doações aos munícipes das áreas atingidas.
No vídeo, o ministro Jader Filho afirma, inicialmente, que vai reunir com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), para discutir as medidas que serão tomadas em apoio aos municípios atingidos.
Jader Filho reiterou ainda que a seca extrema na Região Norte, assim como as chuvas excessivas que assolaram a Região Sul no início do ano, são consequências das mudanças climáticas.
Veja o vídeo:
Incêndios e estiagem no Pará
Foram afetados por incêndios florestais os municípios de Abel Figueiredo, Acará, Altamira, Aurora do Pará, Bagre, Bonito, Bragança, Breu Branco, Cachoeira do Piriá, Cametá, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itaituba, Jacareacanga, Maracanã, Marapanim, Moju, Muaná, Nova Ipixuna, Oriximiná, Ourém, Pacajá, Portel, Redenção, Rio Maria, Rurópolis, São Félix do Xingu, Tucuruí, Ulianópolis, Vitória do Xingu e Xinguara.
Ainda no estado, as cidades de Curuá e Porto de Moz enfrentam um período de estiagem.
Com o decreto, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de Defesa Civil como as articuladas pelo ministro Jader Filho: compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.