O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia foi palco, ontem, da solenidade de entrega de 2.900 certificados de conclusão de cursos promovidos gratuitamente pelo programa Capacita COP30, do Governo do Pará.

Esta é a segunda turma formada somente neste ano, e marca o número recorde de 4,5 mil contemplados. Agora, de acordo com a vice-governadora Hana Ghassan, a meta do Poder Executivo Estadual é formar 22 mil interessados em ingressar no mercado de trabalho, se qualificar ou aproveitar as oportunidades que a COP 30 trará em diferentes áreas.

Conteúdos relacionados:

“Estamos muito felizes porque, ao todo, já foram 4,5 mil capacitados num total de 22 mil vagas de capacitação. Nós sabemos que um Estado, para se desenvolver, para gerar mais emprego e mais renda, precisa de mão de obra qualificada. E o Governo do Estado está trabalhando nesse sentido junto com outros 25 parceiros desse programa que é uma união de esforços”, disse Hana Ghassan.

QUALIFICAÇÃO

O Capacita COP 30 é uma articulação do Estado em conjunto com 25 entidades para qualificar paraenses para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense. No total são ofertados 68 cursos como os de infraestrutura, turismo, logística, hotelaria, produção alimentícia, línguas estrangeiras e atendimento ao público. Algo que, segundo a autônoma Andressa Xavier, se torna oportuno tanto para a vida pessoal quanto profissional, especialmente diante da grande visibilidade turística que o Pará vive.

“Escolhi fazer o curso de espanhol justamente por estar pensando no futuro. Quero fazer algumas viagens e saber o básico para dialogar no exterior, mas também busquei a oportunidade como uma forma de me proporcionar uma relação mais estreita com os meus futuros clientes turistas, que desde o início do ano estão chegando aos montes”, contou.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Jaciara Ferreira, estudante de turismo, aproveitou o Capacita COP 30 para fazer uma requalificação profissional e já pensa nos próximos passos. “Isso é muito importante para aprimorar minhas técnicas. Sempre tem coisas novas e é bom para ir aprendendo. Agora, quero fazer o curso de inglês e abrir o meu próprio negócio”, informou.

Os militares também estão se preparando para a COP 30. O major da Aeronáutica Flávio Cariri destacou que a parceria foi fundamental para incluir 25 militares no Capacita. “Esse programa caiu como uma luva nas nossas intenções porque não é fácil conseguir uma capacitação de qualidade, ainda mais gratuita. Então nós acabamos juntando o útil ao agradável, além de estabelecer uma parceria valiosa com o Governo do Estado”, disse.

Durante o evento, também foi anunciada uma plataforma, criada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que irá conectar quem concluiu o curso, que agora tem um selo Capacitação COP 30, ao mercado de trabalho. “A gente vai unir esses dois eixos para que possamos cada vez mais gerar progresso para nosso Estado e para nossa capital Belém. A ideia é mostrar aos contratantes quem são os alunos aptos a trabalhar nos eixos procurados”, concluiu a vice-governadora.

MAIS ACESSADAS