O período conhecido como verão amazônico está chegando ao fim e a transição para a época de chuvas mais intensas e frequentes já começou neste mês de novembro.

Nesta sexta-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo por chuvas intensas para 20 estados brasileiros, incluindo o Pará, neste final de semana.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Isso porque está previsto o fenômeno climático conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que pode provocar chuvas prolongadas e fortes, com potencial para alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica nas regiões afetadas.

No Pará, as regiões sul, sudoeste e sudeste serão as mais afetadas pelo fenômeno climático, sendo que as porções mais ao sul e sudeste do estado receberam alertas laranja, que representam perigo na escala de risco de desastres provocados pelas chuvas.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Cidades como Conceição do Araguaia, Rio Maria, Redenção, São Félix do Xingu, Cumaru do Norte, Santana do Araguaia, Bannach, Santa Maria das Barreiras, Xinguara, Novo Progresso, o distrito de Castelo dos Sonhos, no sul de Altamira, e outros municípios na região estão sob alerta laranja para esta sexta-feira.

Já cidades na região sudoeste e sudeste do Pará, como Jacareacanga, Trairão, Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e outras estão sob alerta amarelo, de perigo potencial de desastres provocados pela intensidade das chuvas previstas.

VEJA O MAPA ABAIXO COM AS ÁREAS AFETADAS:

Confira as áreas de alerta amarelo e laranja no Pará
📷 Confira as áreas de alerta amarelo e laranja no Pará |Reprodução/Inmet

PREVISÃO DE CHUVAS

Já quanto à previsão de chuvas para o restante do Pará neste fim de semana, além das regiões já citadas, são esperadas pancadas de chuva na Grande Belém e na parte litorânea do nordeste paraense e norte do Arquipélago do Marajó na tarde e noite desta sexta-feira (8) e manhã de sábado (9), além de tempo nublado com possibilidade de chuvas isoladas na manhã de domingo (10).

A Defesa Civil Nacional recomenda que a população evite áreas suscetíveis a quedas de árvores e alagamentos, além de se manter atenta aos avisos e condições meteorológicas, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.

ENTENDA OS ALERTAS

  • Alerta Laranja (Perigo): Risco maior de chuvas intensas, com precipitações que podem atingir 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h. As regiões afetadas incluem Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do Distrito Federal, regiões no sul do Amazonas e do Pará, e o oeste de Minas Gerais. Há riscos elevados de interrupções no fornecimento de energia, alagamentos e quedas de árvores.
  • Alerta Amarelo (Perigo Potencial): Risco moderado de chuvas fortes, com precipitações de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. Este alerta afeta os estados do Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, além do extremo sul do Espírito Santo e de Roraima.

MAIS ACESSADAS