Maus-tratos a animais é considerado crime no Brasil, que pode ser punido com multa e detenção. A pena varia de acordo com a gravidade do crime, podendo chegar a reclusão de até 5 anos.
O morador de um condomínio residencial localizado no bairro do Maguari, em Ananindeua, na Grande Belém, foi flagrado sufocando um cachorro com a própria coleira do animal. As cenas, gravadas por vizinhos e compartilhadas nas redes sociais, revoltaram a todos.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Homem é preso por crime de maus tratos a animais em Belém
- Cão é abandonado acorrentado em prédio na Grande Belém
O caso ocorreu nas dependências do condomínio Viver Ananindeua, situado na rua Cláudio Sanders, também conhecida como Estrada do Maguari. O vídeo mostra o tutor do cachorro da raça lulu-da-pomerânia pendurando o animal pela coleira e fazendo com que ele gire no ar, empurrando o pet com o pé. O cão chega a latir, aparentemente sufocado.
Após os vizinhos que flagraram a ação reclamarem da conduta do homem, ele volta para o apartamento onde vive, acompanhado de uma mulher. Uma denúncia teria sido feita às autoridades policiais pelos moradores.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O DOL entrou em contato com a Polícia Civil do Pará, que confirmou o ocorrido e informou que o caso é investigado pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). A PC reforçou, ainda, a importância da formalização de denúncias na sede da Demapa, localizada na rodovia Augusto Montenegro, nº 155, no bairro da Marambaia, em Belém, para que os casos sejam devidamente investigados.