Um dos fatores que indicam os bons índices econômicos de um Estado é a geração de empregos formais, e/ou de carteira assinada, e renda para sua população. E, considerando esses quesitos, o Pará continua sendo o destaque da região Norte.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/PA), o Estado é responsável por aproximadamente 38% de todas as vagas criadas na região entre janeiro e setembro de 2024. Em números, foram criadas 46.175 novas vagas de trabalho formal no período, sendo o 12º lugar no ranking nacional.

Este desempenho positivo representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023, um reflexo das ações de incentivo à economia e ao mercado de trabalho promovidas pelo Governo do Estado.

Conteúdo Relacionado

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Assistência Social, Emprego e Renda (SEASTER), Inocêncio Gasparim, setembro foi o mês recorde de geração de empregos, com aproximadamente 8.500 novas vagas. Ele acredita que o número pode continuar a crescer, especialmente com a chegada das festas de final de ano e o pagamento do 13º salário.

"Esses números são fruto de um esforço contínuo para promover a empregabilidade no Pará. Além disso, a realização da COP30 em Belém, que atrairá novos investimentos e recursos, deve contribuir ainda mais para o aumento da geração de emprego no estado. Nossa meta é alcançar cerca de 60 mil novas vagas com carteira assinada até o final deste ano", afirmou Gasparim.

Entre os setores que mais contribuíram para esse resultado positivo, o de Serviços se destacou, com a criação de 17.595 postos de trabalho. Em seguida, o setor da Construção gerou 13.173 vagas, e o Comércio somou 10.518 novos postos.

Esse crescimento é resultado direto das políticas públicas do Governo do Estado, que têm impulsionado a qualificação profissional e o apoio ao empreendedorismo. Nesse sentido, as Usinas da Paz (UsiPaz), do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC), oferecem cursos gratuitos de qualificação e estão atentas à demanda por capacitação nas áreas mais procuradas, como serviços e comércio.

Por exemplo, durante o período que antecede o Natal, os cursos de embalagens para presentes e receitas econômicas para essa data promovidos pelas Usipaz têm sido um grande atrativo para os empreendedores. "Muitos empreendedores aproveitam o final de ano para incrementar seus negócios, e as Usinas da Paz estão aqui para apoiá-los, oferecendo capacitação em atividades práticas e criativas", afirmou Elieth Braga, titular da SEAC.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A artesã Djane Reis, de 51 anos, participou do curso de embalagens para presentes promovido pelas Usinas da Paz, com o intuito de agregar valor aos seus produtos artesanais. "Aprender novas técnicas sempre é bom, especialmente para quem trabalha com artesanato. Agora, além de vender meus produtos, posso oferecer embalagens de presente, o que vai gerar uma renda extra. Foi uma ótima oportunidade", contou Djane.

Serviço

As Usinas da Paz seguem oferecendo cursos gratuitos de qualificação profissional e capacitação para o mercado de trabalho. A programação e os cronogramas de cursos estão disponíveis no Instagram oficial @usinasdapaz.

MAIS ACESSADAS