A enfermeira e coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Sáude (Sesma), Nazaré Athayde, faleceu no último sábado (16), em Belém. O trabalho da profissional virou destaque nacional, inclusive, pelo cronograma da vacinação da população da capital durante a Covid-19.
O reconhecimento de seu trabalho é histórico, uma vez que Nazaré Athayde foi condecorada por presidentes do Brasil, sobretudo por ter participado na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, a enfermeira sanitarista realizou a política de imunização em países africanos e latino-americanos.
Conteúdo Relacionado
Além disso, a enfermeira realizou importante trabalho na Universidade Estadual do Pará (UEPA) por meio da docência. Ela já estava aposentada da instituição, mas ajudou na formação de muitos profissionais da área da saúde.
Quer saber mais notícias de Saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
A morte da enfermeira foi lamentada por familiares e colegas, como o prefeito de Belém Edmilson Roddrigues. Em suas redes, o chefe do executivo municipal destacou dizendo que Nazaré Athayde, aos 80 anos, sempre foi ativa e dedicada para colocar sua sabedoria para salvar vidas.