A inteligência artificial (IA) está revolucionando diversos setores, transformando a maneira como se vive, como se trabalha, como as pessoas se conectam umas às outras e, na sustentabilidade, tem transformado o modo de lidar com os desafios diários. De florestas tropicais a oceanos profundos, sistemas inteligentes, atrelados à pesquisa científica, estão sendo utilizados para monitorar, proteger e restaurar ecossistemas em todo o planeta.
Essa relação sinérgica entre IA, ciência e conservação da natureza, será o foco de debate em Belém durante a 34º Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS). O evento contará com a participação do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS) e reunirá pesquisadores e estudantes para discutir sobre os avanços da inteligência artificial e da inteligência computacional (IC), além de promover o intercâmbio científico entre essas áreas. A programação será realizada até 21 de novembro, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).
“Entendo que a IA abre um leque de oportunidades para a pesquisa científica. Podemos desenvolver modelos mais precisos para prever eventos climáticos extremos, criar novos materiais e moléculas e otimizar a gestão de recursos hídricos, por exemplo. A sustentabilidade é um desafio global que exige soluções colaborativas. Precisamos trabalhar juntos, com a utilização dessas ferramentas, para encontrar saídas para as questões mais urgentes da humanidade”, diz o diretor científico do Instituto Tecnológico Vale, Guilherme Oliveira.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a conferência conta a participação de oito pesquisadores do ITV DS, que apresentarão pesquisas relacionadas à utilização das ciências de dados em diversas frentes.
Para o pesquisador Ronnie Alves, responsável pelos estudos em ciência de dados no ITV DS, participar de eventos como esses é uma ótima oportunidade para a troca de conhecimento e para a evolução científica nessa área. "Nós do ITV estamos entusiasmados em participar da BRACIS 2024. Acreditamos que a Inteligência Artificial tem o poder de transformar a sociedade e facilitar a busca de informações e conhecimento. Nossos trabalhos que serão apresentados exploram temas como a confiabilidade de modelos de machine learning, através de explicações das decisões algorítmicas e também aplicações de uso da IA para resolver problemas complexos como a previsão de eventos extremos. Ao integrar esse evento, reforçamos nosso compromisso em compartilhar conhecimento e contribuir para o avanço da pesquisa em IA na Amazônia, no Brasil e na América Latina”, conclui o pesquisador.