A partir deste ano, o Hospital Maradei e a Universidade do Estado do Pará, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), vão premiar o melhor aluno concluinte do curso de Medicina com o troféu “Professor Dr. João Maradei”, uma homenagem ao renomado médico que dedicou grande parte de sua vida profissional a lecionar nas cadeiras de Anatomia e Clínica Cirúrgica II na UEPA, sendo um dos responsáveis pela formação de várias gerações de médicos no Pará.

O prêmio foi idealizado pelos quatro filhos do médico e recebido com grande satisfação pela coordenação do curso de Medicina da UEPA. “O professor João Maradei sempre contribuiu da melhor maneira para o curso de Medicina, por isso, para nós, é uma honra. Ele sempre foi lembrado por nós e agora terá perpetuada sua memória.”,destacou a Prof. Dra. Ana Virginia Van Den Berg, professora do CCBS e coordenadora do curso de Medicina.

Também como forma de homenagear o Dr. João Maradei pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados à UEPA, no último dia 21 de novembro, houve o descerramento de uma placa, inaugurada no campus II do CCBS. Na placa, são destacados os títulos e a importância do médico no cenário da medicina no Pará.

Prêmio será entregue na segunda-feira, 02

A primeira edição do prêmio “Professor Dr. João Maradei” será entregue na próxima segunda-feira, 02, durante cerimônia de colação de grau dos alunos do curso de Medicina, que será realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, a partir das 18h. Os critérios para escolha do premiado serão as notas e o desempenho do aluno durante todo o curso, de acordo com informações do Centro de Registro Acadêmico da UEPA.

O médico e professor do curso de Medicina da UEPA, Dr. Caio Vinicius Botelho Brito, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Medicina, acredita que o prêmio será um grande incentivo para a comunidade acadêmica.

“A premiação proposta pela família do Dr. João Maradei é um grande estímulo, não só para os alunos, mas para o curso de Medicina e para nossa produção científica. Dr. João Maradei foi um professor que atuou até onde pôde, dedicando-se com todo o coração para o curso. A premiação, associada à família Maradei, fará com que haja uma motivação a mais da comunidade acadêmica e uma mobilização em prol da memória do Dr. João.”, ressaltou.

Vale destacar que, em 2025, além do prêmio “Professor Dr. João Maradei”, haverá outro incentivo aos alunos: o Prêmio Hospital Maradei, que vai contemplar o melhor TCC do curso de Medicina da UEPA.

“O intuito de ambos os prêmios é, além de premiar os alunos que se destacaram ao longo do curso, estimular em todos a motivação para o estudo e para a pesquisa ao longo de toda a carreira médica.”,avalia o filho do homenageado, o ortopedista Dr. João Alberto Maradei.

Trajetória do Prof. Dr. João Maradei

Nascido em Belém do Pará, em 16/11/1935, João Alberto Maradei Cardoso Pereira foi aprovado em primeiro lugar para o Curso de Medicina da Universidade Federal do Pará em 1955, e graduou-se em dezembro de 1960.

Após a graduação, trabalhou como cirurgião de trauma e ortopedista em diversos locais, como a Santa Casa de Misericórdia, Socorro Urgente, Hospital Santa Clara, Pronto Socorro Municipal e Hospital dos Servidores. Em 1963, residiu em São Paulo, onde especializou-se em Cirurgia Vascular, área na qual foi pioneiro em Belém, tendo implantado a Regional Pará da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

Em 21 de dezembro de 1966, fundou a Clínica dos Acidentados (hoje Hospital Maradei), ao lado do irmão, Humberto Maradei.

Foi diretor do Pronto Socorro Municipal em várias gestões e, por várias décadas, trabalhou no ambulatório de Ortopedia da Unidade de Referência Especializada, no sistema público.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT); da Sociedade Internacional de Ortopedia e Traumatologia (SICOT); da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão; da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-Membro Emérito).

Atuou como docente na Faculdade Estadual de Medicina do Pará (FEMP)/UEPA, desde sua fundação, em 1971 – quando deu a aula inaugural de Anatomia – até o ano de 2013. Durante estes 43 anos, lecionou nas cadeiras de Anatomia e Clínica Cirúrgica II. Foi escolhido Paraninfo da primeira turma de Medicina e de várias outras, sendo homenageado especial e nome de turma.

Em 2017, lançou o livro “Ossos e Ofício – um médico, uma clínica, o legado”, em comemoração aos seus 80 anos de vida e os 50 anos de fundação do Hospital Maradei. É casado desde 1969 com Socorro Ramos Pereira, com quem tem 4 filhos – Silvia, Marcia, Gisele e João Alberto – todos médicos graduados na UEPA.

MAIS ACESSADAS