O Governo do Pará deu início, ontem (02), à operação integrada “Festas Seguras” 2024, no Portal da Amazônia. A atividade tem o intuito de reforçar as ações de segurança pública nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém (RMB) e dos interiores do Estado. Em segunda etapa, a operação se estenderá às praias e balneários para garantir maior proteção durante as festas de fim de ano.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a operação Festas Seguras conta com o reforço dos todos os órgãos de segurança pública estadual, incluindo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Científica do Pará e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação foi deflagrada, simultaneamente, em 15 Regiões Integradas.

Leia mais:

São mais de 7 mil agentes públicos envolvidos nas atividades desenvolvidas em todos os 144 municípios do Pará, incluindo Belém. Ao todo, são 1.500 viaturas e 250 motos realizando rondas policiais, além de 20 embarcações no reforço nas áreas fluviais do estado. De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Luciano de Oliveira, a operação objetiva intimidar a ação de criminosos.

“É uma mobilização de todas as forças do sistema de segurança pública com uma atenção especial para os grandes centros de compras, onde sabemos que há um aumento do fluxo de pessoas neste período de compras de Natal. Isso pode atrair o interesse daqueles que procuram praticar crimes de natureza patrimonial. O sistema já tem, pelo sexto ano seguido, essa estratégia, que vem sendo aprimorada a cada ano, direcionada aos horários específicos de maior registro de locais de circulação que a gente entende que o policiamento deve ser intensificado”, esclareceu o secretário adjunto.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

OPERAÇÃO

A operação será dividida em duas etapas. A primeira conta com o reforço da segurança em áreas comerciais no intuito de garantir a proteção de trabalhadores que devem sacar o valor do 13º salário e ir às compras.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, a operação terá um acréscimo dos efetivos que já se encontram normalmente nas ruas. “Nós utilizamos o nosso pessoal que estaria de folga e também o pessoal da área administrativa para que possamos reforçar os grandes centros de comércio, shopping center, lojas de departamento e casas bancárias, onde a população vai sacar o seu décimo terceiro e sabemos que isso atrai a cobiça dos assaltantes. A Polícia Militar vai estar preparada para justamente proporcionar segurança e paz para a população”, afirmou.

O reforço também abrange as delegacias e seccionais durante o período de fim de ano, conforme o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Raimundo Benassuly. “Nós reforçamos as delegacias e seccionais justamente para atender as ocorrências de apresentação da Polícia Militar. É um esforço integrado com objetivo de dar tranquilidade para população neste momento que sabemos que há um fluxo muito grande de pessoas nas áreas de comércio. Então, há a necessidade de reforçar a atenção e o policiamento para manter a segurança de todos”, disse.

BALNEÁRIOS

Ainda de acordo com o secretário adjunto da Segup, na segunda etapa da operação, o efetivo será destinado aos balneários do Estado. “Na segunda fase, o efetivo é direcionado para os grandes centros, onde a gente tem o destino para as festas de fim de ano, como por exemplo Salinas, que é um grande destino. A gente mobiliza para lá e a operação se estende até o dia 6 de dezembro, nessa segunda etapa, para dar uma atenção para o policiamento já voltado para as comemorações, principalmente do Réveillon”, explicou Luciano de Oliveira.

MAIS ACESSADAS