O inverno amazônico chegou, e chegou com tudo! Na manhã desta quinta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez um alerta de perigo potencial (amarelo) para chuvas intensas com possibilidade de ventos fortes em 20 estados e no Distrito Federal.

No Pará, quase todo o estado está no alerta, que vale das 10h desta quinta até as 10h de sexta-feira (6).

O alerta aponta para a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Conteúdos relacionados:

Sistema de alertas do INMET também aponta para chuvas mais perigosas no sudoeste do estado
📷 Sistema de alertas do INMET também aponta para chuvas mais perigosas no sudoeste do estado |Foto: Reprodução/INMET

Os avisos de alerta são elaborados por meteorologistas regionais e nacionais. Esses alertas são baseados em modelos de previsão do tempo e imagens de satélite em tempo real que são analisadas, e mais informações de superfície, de estações meteorológicas. Então com essa base se faz, justamente, a previsão e os alertas.

Andriroseo Santos, coordenador do INMET no Pará

Antes do alerta, o município de Tucumã, no sul do Pará, foi o sexto com maior volume de chuvas na última quarta-feira (4), com 55,8mm registrados até a manhã desta quinta.

Quer mais notícias de Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Além disso, o sudoeste do estado está em uma zona de alerta laranja, que apresenta riscos de chuvas mais fortes, com ventos mais intensos, além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta também é válido até as 10h de sexta-feira.

MAIS ACESSADAS