A segurança da navegação é algo primordial no contexto amazônico, visto que as embarcações são um dos principais meios de transporte de cargas e de passageiros na região.

Uma balsa que transportava grandes tubos metálicos naufragou na tarde deste domingo (8) no Rio Guamá, próximo à ilha do Combu, em Belém. O acidente foi flagrado por turistas que estavam na região.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento em que a balsa começa a tombar e o material, semelhante a toras de madeira, despenca no rio. Com o peso da carga, a plataforma da balsa acaba sendo desatrelada do empurrador que a conduzia. Depois foi esclarecido que a carga, na verdade, era de tubos metálicos. 

Após o naufrágio, a estrutura acabou ficando na posição vertical, com boa parte para fora da água. O momento assustou a todos que estavam no local e testemunharam todo o ocorrido. Até então, não há informações sobre feridos ou desaparecidos por conta do acidente, além de outros detalhes sobre a retirada da balsa do rio ou danos a estruturas próximas.

Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O DOL entrou em contato com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Na tarde da segunda-feira (09), a corporação enviou um comunicado por meio de nota à imprensa. Leia na íntegra a seguir:

"A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento, na tarde de ontem (8), que uma balsa, que navegava acoplada a um empurrador e transportava tubos metálicos, naufragou no rio Guamá, em Belém (PA).A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), ao tomar conhecimento do acidente de navegação, enviou uma Equipe de Inspeção Naval ao local para averiguar o ocorrido. Não foiconstatada a ocorrência de acidente de pessoal, nem indícios de poluição ambiental no local. ACPAOR emitiu um Aviso-Rádio para divulgar a localização do acidente aos navegantes na região.O proprietário da balsa foi notificado para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e aCPAOR instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidades.A Marinha coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens instantâneas), para receber informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou querepresente risco de poluição ambiental".

MAIS ACESSADAS