As tradicionais chuvas do inverno amazônico chegaram e, definitivamente, não estão para brincadeiras. Sem hora definida para cair, basta olhar para o céu cinzento que o paraense já solta uma expressão conhecidíssima: "lá vem ela", se referindo às chuvas.
Com a chegada do mês de dezembro, elas estão cada vez mais presentes e quem pensou que poderia ter uma trégua nesta quinta-feira (12), talvez com o pensamento de aproveitar um dia ensolarado, está muito enganado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para esta quinta-feira é de mais chuvas em todo o Pará. De acordo com o Instituto, todo o Pará está em área amarela, o que significa "alerta de perigo potencial".
Conteúdos relacionados:
- Dezembro promete trazer as chuvas de volta à Grande Belém
- Vídeo: ônibus dá prego e passageiros são resgatados em bote
- Forte chuva causa alagamentos nas principais vias de Belém
O alerta, segundo o Inmet, quer dizer que a possibilidade é de chuvas com acumulados entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos que podem atingir 40 a 60 km/h.
⚠ #Atenção: Previsão de chuvas intensas até amanhã (12), em áreas do AC, AM, RR, PA, AP, MA, TO, BA, MG, RJ, SP, MS e em todo o estado de RO, MT, ES, GO e no DF. O volume total de chuva pode chegar a 50 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 60 km/h. pic.twitter.com/jaHHziRSaQ
— INMET (@inmet_) December 11, 2024
Esse fenômeno pode provocar ainda riscos moderados, incluindo a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e até descargas elétricas, devido à intensidade das chuvas e dos ventos.
Cuidados e recomendações
Em caso de rajadas de vento, é importante evitar se abrigar sob árvores devido ao risco de queda. Veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, uma vez que os ventos fortes podem provocar danos estruturais.
Outro alerta é sobre o uso de aparelhos eletrônicos: o INMET recomenda que a população evite deixar dispositivos conectados nas tomadas para reduzir o risco de danos causados por descargas elétricas.
AÇÕES DE EMERGÊNCIA
Em situações de emergência, a população pode obter mais informações e orientações diretamente com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros.
Dessa forma, se estamos no “tempo dela” (chuva) no Pará, sobretudo em Belém (PA), que apresentou chuvas nos últimos dias e que causaram alagamentos, engarrafamentos, queda de energia, entre outros transtornos, é bom se precaver e deixar a sombrinha separada.