Os paraenses que planejam celebrar o Natal em Belém, distritos e destinos turísticos devem se preparar para um clima típico da estação. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para os dias 24 e 25 de dezembro é que ocorram chuvas leves à tarde e início da noite, intercaladas com períodos de sol entre nuvens, criando condições para quem deseja aproveitar ao ar livre em alguns momentos do dia.
Conforme o coordenador da 2ª Divisão de Supervisão em Metrologia Legal (Disme) do Inmet, José Raimundo Abreu, para o dia 24, com a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, as atividades convectivas na região devem corroborar chuvas fracas. “Devemos ter chuvas moderadas, começando por volta das 15h ou 16h, a depender dos bairros e regiões, e se estendendo por, no máximo, uma hora. No início da noite, há possibilidade de chuviscos”, detalhou sobre a Região Metropolitana de Belém (RMB).
Conteúdo Relacionado:
- Caravana de Natal encanta pacientes do Oncológico infantil
- Papai Noel dos Correios: carreata de Luz chega a Belém
- Clima é de otimismo em bares, restaurantes e hotéis
- Vídeo: chuva causa estragos para moradores do Jaderlândia
No dia 25, o cenário muda levemente, com predomínio de sol entre nuvens e chuvas rápidas e localizadas, mais uma vez concentradas no período da tarde. A média estimada para o acumulado de chuva nos dois dias varia entre 5 e 10 milímetros (mm), volume considerado baixo.
Para os que desejam viajar para destinos litorâneos do Salgado, como Salinópolis, Bragança e Marudá, a previsão é ainda mais otimista. “Essas regiões devem registrar clima seco e ventos constantes, que ajudam a dissipar as formações de nuvens carregadas”, diz. “[O que] pode ocorrer é chuva de Castanhal a Belém, e uma parte do sul do Arquipélago do Marajó, trazendo as nuvens para fora das regiões de praia [como as da região do Salgado]”, acrescenta.
Já em Belém e arredores, o acumulado de chuvas no mês de dezembro segue alto. Até o momento, 179 mm foram registrados, com destaque para a precipitação intensa do último dia 10, terça-feira, que somou entre 48mm e 63 mm em alguns pontos da RMB no espaço de poucas horas. Apesar disso, os dias festivos não devem repetir a mesma intensidade, garantindo clima mais ameno para as celebrações.