Em visita à redação do Grupo RBA, o governador do Pará, Helder Barbalho conversou com jornalistas da TV, do Diário do Pará e do DOL acerca dos temas que envolvem perspectivas e investimentos para a COP30.
Em novembro do ano que vem, a capital paraense será palco do maior evento climático do mundo, que será sediado pela primeira vez na Amazônia.
Com investimentos e obras de revitalização e urbanização na cidade, Helder avaliou a importância econômica da COP30 para a cidade e os avanços que a mesma promove.
"Ser sede da COP coloca Belém como capital do mundo da agenda ambiental, o que por um lado nos deixa esta responsabilidade, mas também faz com que possamos deixar um legado fantástico para a cidade, como a agenda de investimentos, obras espalhadas por todo o canto e o maior investimento público da história da nossa capital", avalia.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Com investimentos de quase R$5 bilhões, parte dos recursos é destinado para obras de revitalização do saneamento na capital paraense e infraestrutura, o governador pontuou que o legado da COP30 vai além das melhorias urbanas e destacou o papel da Amazônia no maior evento sobre mudanças climáticas do planeta.
"Nós temos que buscar fazer com que a COP deixe um legado para Belém e que nós possamos deixar um legado para a Amazônia, com a agenda ambiental em que coloque soluções baseadas na natureza, coloque a Floresta Amazônica no centro do financiamento climático para impulsionar pagamentos por serviços ambientais, Bioeconomia, mercado de carbono. Portanto, é legado ambiental e para a cidade", disse.