Neste domingo, 29, foi realizada, no Parque da Residência, em São Brás, a última edição do ano do projeto “Circuito do Brincar - Longe das Telas”. A iniciativa, ocorrida durante toda a manhã, visava levar às crianças o ato de brincar de forma orgânica e analógica, além de conscientizar os pais sobre o uso excessivo de tecnologias.
O projeto foi desenvolvido por Pedro Lindemayer, produtor cultural, e Carmen Ribas, produtora cultural. “O evento surge da necessidade de a gente promover cada vez mais ações que envolvam as crianças, que envolvam as suas famílias em atividades que estimulem o corpo, a criatividade, a socialização, sobretudo, principalmente pelo momento que a gente vive, onde todos nós estamos imersos nos nossos mundinhos individuais, nos nossos aparelhos eletrônicos”, explica Lindemayer.
O policial Mauro Barbas, 52, veio acompanhado da esposa Sheila e da filha Marina, de 7 anos. “Eu acho que é fundamental para qualquer criança estar junto com outras crianças em atividade ao ar livre. Realmente, perdemos, ao longo do tempo, o espaço que nós tínhamos na rua. Eu brinquei na rua e hoje é muito complicado, por várias razões. Então, quanto mais iniciativas tivermos para a criançada, eu acho fundamental.”
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
No Gasômetro, ocorreram oficinas de pintura e colagem com pigmentos naturais, “vivência percussiva” e produção de brinquedos naturais. Além disso, foi realizado um ensaio entre os participantes e uma banda de fanfarra, que culminou em um mini cortejo cultural ao final do evento, como uma degustação para a próxima edição do Circuito Brincar, que, segundo os idealizadores, deve ocorrer no período do Carnaval.